Empreendedorismo

Motivação Gera Lucro Aos Negócios?

Por que a motivação é importante?

A motivação é um fator humano que direciona todas as ações de uma pessoa, e isso faz toda a diferença no mundo dos negócios.

A gestão de pessoas é importante para uma empresa, uma vez que o capital mais valioso para uma empresa é o humano. Certamente é por meio das pessoas que vários aspectos se desenvolvem dentro de uma empresa.

As automatizações precisam de pessoas?

São as pessoas que vendem, analisam e operam máquinas, bem como falam com os clientes. Ou seja, por mais que as automatizações ocorram e os sistemas se modernizem, ainda são as pessoas que finalizam, analisam, compilam e integram processos.

Por isso que a gestão de pessoas é tão importante, pois o ser humano carece de estímulos para que identifique as oportunidades.

Lucratividade e motivação

Sendo assim, a motivação das pessoas gera lucratividade para as empresas. Em contrapartida, a desmotivação custa caro. Uma vez que pode precisar aumentar uma equipe, quando na verdade bastaria que os atuais contratados estivessem engajados.

Mas a motivação não é uma ordem para ser executada. Certamente é um fator intrínseco que se demonstra nas ações. Por isso a motivação é uma conquista, uma qualidade e uma habilidade.

Enquanto uma pessoa desmotivada faz a sua tarefa, cumpre seus horários e faz o que deve ser feito. Uma pessoa motivada faz as tarefas de forma mais rápida e mais comprometida.

Motivar reduz custos

Por isso motivar as pessoas pode reduzir custos, porque além da velocidade, a empresa também ganha em qualidade do profissional.

A execução das atividades táticas ou operacionais, ficam muito mais rápidas e qualificadas. Isso porque o funcionário motivado se compromete com o resultado final de uma ação.

Gestão direcionada altera os resultados

No entanto, para motivar uma pessoa a empresa precisa de um conjunto de fatores, e todos eles são oriundos de uma gestão de pessoas direcionada.

A diferença entre um cliente bem atendido, e um cliente que escuta um sorriso na voz do outro lado está na pessoa que executa esse atendimento, por exemplo.

Por isso as pessoas são fatores importantes para a manutenção da qualidade de uma empresa. Bem como para o seu crescimento.