Empreendedorismo

Motivação – Desafio Para a Gestão de Pessoas

A motivação é um fator intangível, por isso, é um desafio para a gestão de pessoas da empresa. No entanto, é primordial que a empresa tenha planos para tornar o ambiente produtivo. Saiba mais!

A motivação como fator intangível e a gestão de pessoas

A motivação é um fator intangível para as empresas, ao passo que é um desafio para a gestão de pessoas dentro de suas ações. Motivar as pessoas é uma ideia muito abrangente.

Bem como exige que análises holísticas da área de gestão de pessoas, ou do setor de Recursos Humanos, depende de como a empresa realiza essa divisão de tarefas.

Cultura interna e motivação implícita

Portanto, gerar motivação exige que a empresa analise fatores componentes da cultura interna. Ao passo que a empresa possa elaborar estratégias direcionadas para gerar motivação. No entanto, planejamentos podem ser elaborados para que a motivação seja implícita, e não um objetivo final.

Tudo depende da cultura da empresa, bem como de outros fatores como porte, segmento, nicho de mercado e objetivos futuros.

Ambiente motivacional e ações objetivas

Todavia, algumas ações são fundamentais para amparar as demandas da empresa, bem como direcionar a gestão para tornar o ambiente motivacional. Tais como:

  • Implementação de uma gestão participativa;
  • Treinamentos para as equipes;
  • Dinâmicas de grupos;
  • Escutar as equipes (Reuniões brainstorming são uma boa opção);
  • Aquisição de softwares que melhoram a gestão e os fluxos operacionais;

Bem como outros fatores pertinentes às particularidades do seu segmento. É muito importante para a empresa que atue de forma segmentada e valorize o capital humano.

Resultados assertivos e alinhamento dos fluxos da gestão

Embora a motivação seja intangível, é possível alinhar os fluxos da gestão para evitar que a empresa torne o ambiente contraproducente.

Sendo assim, uma empresa que ampara as demandas internas e foca nas pessoas, acaba por otimizar seus processos e entrega resultados assertivos aos clientes.