Montar um espaço zen no trabalho não precisa ser um bicho de sete cabeças. Inclusive, pequenas mudanças nos itens usados nesse ambiente já é mais do que o suficiente para promover resultados incríveis. Por isso, convidamos você para conhecer as nossas dicas e assim criar um ambiente super agradável para os seus colaboradores. Vamos lá!
Primeiramente, analise qual ambiente você tem disponível para montar um espaço zen no trabalho. Avalie o espaço, o que você já tem de móvel ou outros itens, etc. Ter essa visão geral pode ajudar na hora de elaborar um ambiente que complemente o que você já oferece.
Caso não tenha nada separado para esse tipo de espaço, avalie, da mesma forma, o ambiente que está disponível para isso. O ideal é que seja um espaço relativamente aberto e não muito pequeno, para que as pessoas se sintam confortáveis lá, nos seus momentos de relaxamento.
O conforto tátil é uma das premissas que podem ser levadas em conta na hora de montar um espaço zen no trabalho. Sendo assim, considere colocar estofados confortáveis e que contemplem um espaço interessante. Além deles, as almofadas, mantas e tapetes também podem fazer a diferença. Esses itens criam um acabamento confortável e agradável, perfeito para repor as energias mentais.
A entrada de luz natural pode ser considerada como um ponto muito importante. Isso porque ela promove mais disposição e bem-estar, desde que não seja excessiva a ponto de tornar o espaço muito quente, por exemplo. Por isso, invista em janelas e deixe a entrada de luz natural acontecer. Porém, considere colocar boas cortinas, para que a pessoa dose a entrada de luz conforme o seu interesse.
A circulação do ar deve ser agradável, para evitar alergias respiratórias e o acúmulo de umidade. Por isso, manter uma janela aberta e uma boa ventilação é importante. Da mesma forma, fique atento à temperatura do ambiente, o uso de ventiladores silenciosos pode tornar o espaço mais agradável.
Investir em fontes de água pode ser uma forma de promover sons relaxantes na hora de montar um espaço zen no trabalho. Escolha fontes pequenas, caso o espaço não seja muito amplo, e deixe-a agindo ao longo do dia. Acredite, esse pequeno detalhe pode ser muito agradável.
As plantas e os projetos de paisagismo têm muito o que agregar na hora de oferecer mais conforto, relaxamento e bem-estar no ambiente de trabalho. Por isso, investir nessas possibilidades, no espaço zen, é oferecer um aconchego que tende a reduzir os níveis de estresse e de ansiedade. Além disso, as plantas e o paisagismo também promovem um conforto acústico e térmico, deixando o ambiente mais agradável e com um ar mais puro.
De quebra, esse contato a mais com a natureza pode, ainda, estimular a criatividade e a produtividade. Aposte!