Na hora de montar um cronograma para estudar para concurso, muitas dúvidas podem surgir. Afinal, como estabelecer bons prazos para as matérias que serão estudadas? Como desenvolver um cronograma que não “atropele” tudo?
Pensando nessas dúvidas, trouxemos algumas recomendações que podem lhe ajudar a elaborar um cronograma que possa lhe ajudar a se manter mais tranquilo e calmo durante esse período. Acompanhe-nos.
Não existe segredo para ter sucesso em um concurso público. O ideal é que haja um cronograma de estudos e que a dedicação seja mantida diariamente. Caso contrário, se as matérias a serem estudadas forem lidas de forma aleatória, sem um fluxo didático, pode ser que os resultados não sejam tão positivos assim.
Portanto, com caneta e papel na mão, vamos juntos pensar em estratégias e passos de como montar um cronograma para estudar para concurso:
Um ponto inicial que merece atenção é a sua rotina atual. Às vezes, pensamos que não temos “tempo para nada”, mas na realidade o nosso dia a dia só está um pouco bagunçado. Por isso, certifique-se de analisar em quais atividades você tem investido o seu tempo, verificando o que pode ser descartado da sua rotina.
Por exemplo, se você se deu conta que usa o seu celular durante 3 horas por dia, que tal diminuir esse consumo e separar uma parte desse tempo para estudar?
Depois de encontrar os possíveis momentos que poderão ser dedicados aos estudos, é hora de definir um horário para isso. Você vai estudar todos os dias, às 18h? Ou às 21h? Ou ainda, você vai estudar às 9h e depois às 21h? Pense bem sobre isso e crie um ou mais horários para se dedicar aos estudos.
Lembre-se de que é muito importante cumprir esses horários, para impedir que determinadas matérias se acumulem.
Agora chegou o momento de montar um cronograma para estudar para concurso, de fato. Depois de ter um tempo definido para a sua aprendizagem, analise todos os conteúdos que serão cobrados e verifique todos os materiais didáticos que serão necessários. O que você precisará para desenvolver certos conhecimentos?
Com todos os conteúdos em mãos, separe cada matéria em etapas. Uma dica que podemos lhe dar é a de fazer uma matéria de cada vez, para conseguir “mergulhar” ainda mais em cada assunto.
Considere separar cada disciplina em etapas consistentes, criando uma verdadeira “escadinha” do conhecimento.
Por fim, crie um prazo para cada etapa que você estipulou anteriormente, mas cuidado: não desrespeite os seus limites, hein? Saiba quanta matéria pode ser absorvida de uma vez e vá evoluindo de forma gradativa. Assim, você terá maiores chances de montar um cronograma para estudar para concurso que realmente lhe ajude a ter bons resultados.