Monopólio é o controle exclusivo que uma só empresa exerce sobre o comércio ou produção de um bem ou serviço. Ou seja, trata-se de uma situação econômica explorada apenas por uma companhia.
A palavra tem origem grega onde mono significa “um” e pólio “polein” significa “vender”. O termo também pode ser usado quando uma empresa ou grupo empresarial domina um ramo de negócios ou determinado produto, deixando sobrar uma minúscula fatia para a concorrência.
O assunto poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Entenda os principais tipos de monopólio:
Cartel: O cartel acontece quando empresas do mesmo ramo se unem utilizando-se de práticas comerciais de comum acordo. Ou seja, elas estabelecem preços, dividem o mercado entre si e controlam as matérias-primas.
Truste: Esse mecanismo ocorre na fusão ou união de companhias. Seu principal objetivo é melhorar as práticas econômicas para obter ainda mais lucros. Sobretudo quando conseguem aumentar os preços de seus produtos e serviços.
Holding: Esse tipo de monopólio estabelece-se em um grupo de empresas, onde uma delas domina o grupo por meio do controle acionário.
Desse modo, a empresa controladora em sua maioria não produz, ou seja, ela apenas faz a gestão financeira e administrativa. Portanto, a holding fica com o cargo de controlar o capital das subsidiárias, contribuindo para a concentração do capital.
O monopólio acaba sendo muito desvantajoso aos consumidores finais, pois ele prejudica a livre concorrência de mercado.
Sendo assim, uma empresa ou grupo empresarial possui total exclusividade ou amplo domínio da produção e venda de uma mercadoria podendo controlar o preço dos produtos.
Ademais, com tanto poder pode-se ter uma queda na qualidade do produto, tendo em vista que não há concorrentes, e a fatia do mercado fica toda na mão do monopolizador, que pode ou não querer investir na qualidade do produto.
A legislação brasileira proíbe a criação de monopólios ou práticas monopolistas em qualquer setor da economia.
Por isso, existem mecanismos legais para conter o domínio de uma empresa sobre a comercialização de um determinado produto ou serviço.
Sendo assim, fusões de empresas acabam sendo analisadas e só ocorrem com a aprovação de órgãos públicos.
Em contrapartida, o setor de petróleo brasileiro é praticamente um monopólio estatal, sendo exercido através do controle acionário da Petrobras.
E então, gostou de saber mais sobre monopólio e suas características?
Não deixe de ler também – Protecionismo econômico: O que é e principais tipos