Moedas RARAS e valiosas de 5 e 10 centavos! Conheça

Você está prestes a conhecer moedas de baixo valor nominal que podem ser vendidas por quantias surpreendentes. O mercado de compra e venda de moedas e cédulas raras é bastante movimentado, e ganhou particular popularidade no Brasil nos últimos anos.

Os numismatas – como se chamam os colecionadores desses itens – pagam centenas ou até mesmo milhares de reais por determinadas peças. Conheça agora alguns exemplos de moedas de baixo valor facial que você poderá vender por quantias um tanto quanto elevadas.

Moeda de 10 centavos de 1994 com disco trocado

Em primeiro lugar, temos aqui é uma moeda de 10 centavos fabricada no ano de 1994. Ela está à venda por R$ 1,2 mil no site Numismática Castro. Você deve estar se perguntando qual a explicação para o valor tão alto cobrado pela moeda.

Se você não estiver familiarizado com o mundo dá numismática, é possível que não tenha identificado logo de cara o que torna essa moeda tão especial. O que acontece é que ela possui uma característica única e que a torna grandemente valiosa.

Apesar de ser uma moeda de 10 centavos, ela foi cunhada em um disco de uma denominação diferente. Basicamente, podemos dizer que o “molde” utilizado para fabricar a moeda pertence a outra moeda; nesse caso, a uma moeda de 5 centavos.

Imagem: Numismática Castro
Imagem: Numismática Castro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Moeda de 10 centavos de 1996 com disco trocado

Em seguida, temos mais uma moeda de 10 centavos; essa é do ano de 1996. Curiosamente, ela possui exatamente o mesmo erro da moeda exibida anteriormente. Essa aqui também tem o cunho trocado. Seu valor, no entanto, é um pouco mais baixo: ela está à venda no mesmo site por exatos R$ 600.

Imagem: Numismática Castro
Imagem: Numismática Castro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Moeda de 5 centavos com batida dupla

Por fim, temos uma moeda de 5 centavos fabricada no ano de 2006. Essa moeda é mais uma que conta com um erro de cunhagem. Observe a imagem do anverso da moeda; preste atenção, especialmente, na figura da pomba, no triângulo e na palavra “Brasil”.

Podemos perceber que parece haver uma leve “duplicação” nas partes citadas da imagem. Isso porque essa é uma moeda que sofre de uma anomalia conhecida como “batida dupla”, o que faz com que alguns pedaços do design fiquem duplicados ou borrados.

Imagem: Numismática Castro
Imagem: Numismática Castro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que torna uma moeda rara

Existem muitos motivos pelos quais uma moeda poderá ser considerada rara. Antes de mais nada, a moeda rara é aquela mais escassa e difícil de se encontrar. Algumas moedas são simplesmente fabricadas em menor quantidade; isso ocorre por diferentes motivos.

Um lote poderá ser interrompido, por exemplo, por mudanças políticas ou monetárias importantes. Existem ainda os casos dos erros de cunhagem, demonstrados aqui. Essas falhas na produção também podem ser responsáveis por emissões mais limitadas de determinadas séries.

Cuidado com o estado de conservação

Precisamos tomar muito cuidado com a questão do estado de conservação de uma moeda. Para além de seu grau de raridade, devemos observar o quão bem preservada uma moeda está antes de podermos chegar a uma conclusão do quanto ela realmente vale.

Moedas em bom estado são sempre mais valiosas do que aquelas já gastas ou corroídas. Em muitos casos, aliás, se uma moeda estiver muito danificada, ela poderá deixar de ser colecionável; em outras palavras, ela simplesmente não valerá mais nada.

Sendo assim, ao avaliar uma moeda, esse é um dos critérios mais importantes. Uma moeda, mesmo que rara, se estiverem condições muito precárias, poderá valer muito pouco ou até nada.