O mundo da numismática, a arte de colecionar moedas, pode se revelar um investimento financeiro lucrativo quando realizado com planejamento. As moedas comemorativas de 1 real, com foco especial nas edições lançadas para celebrar os 40 do Banco Central do Brasil e os Direitos Humanos. Contando com a sorte de possuir a moeda e conhecimento acerca dos critérios de valorização, as moedas podem atingir valores consideráveis.
Existem diversos fatores que contribuem para a raridade de uma moeda. Um deles é a idade: quanto mais antiga, maior a probabilidade de ser considerada rara. O número de exemplares cunhados também reflete na valorização. Algumas moedas são simplesmente porque foram emitidas em quantidades limitadas. A condição da moeda é outro aspecto a ser analisado. Moedas em estado “Flor de Cunho”, ou seja, em perfeita condição, são mais raras e, consequentemente, mais valiosas. Por fim, a presença de erros pode elevar exponencialmente o valor de uma moeda.
Esta moeda foi fabricada em 2005 para comemorar o 40º aniversário do Banco Central do Brasil. Colecionadores pagam valores surpreendentes quando a moeda apresenta características específicas. Um desses casos é a o erro de cunhagem conhecido como prova.
As moedas prova são edições especiais que atraem muitos colecionadores devido à sua qualidade superior e raridade. Elas são cunhadas por meio de um processo especial que confere a cada moeda um aspecto mais nítido e detalhado.
Normalmente, uma moeda prova pode ser identificada pela inscrição “PROVA” ou pela letra “P” gravada em sua superfície. Essas marcações são pequenas e podem estar localizadas em qualquer local da moeda. Veja o vídeo do valor da moeda de 40 anos do Banco Central:
Para reconhecer essa moeda rara, é essencial entender suas particularidades. Devido à sua raridade, muitas pessoas podem enfrentar dificuldades para identificá-la no meio do dinheiro do dia a dia. A cotação de uma moeda de 1 real dos Direitos Humanos pode oscilar bastante, principalmente em função do seu estado de conservação. Em geral, quanto mais bem preservada a moeda, mais elevada será a sua cotação no mercado.
Veja o vídeo criado pelo portal e conheça os valores de mercado e características únicas para esta moeda
Se você está começando na numismática, pode ficar perdido com expressões como Flor de Cunho. Essas categorizações são cruciais para compreender a condição de conservação das moedas e seu valor de mercado.
Moedas sem desgaste ou marcas de uso, com todas as características intactas, sem indícios de higienização ou tratamento químico. São as de maior valor. Confira a lista completa:
Essas moedas comemorativas têm um valor variável, dependendo das condições citadas anteriormente, o que as torna itens de grande valor para colecionadores.