Moeda rara que vale R$ 10 MIL: saiba tudo sobre ela!

Já imaginou vender uma moeda por R$ 10 mil? Essa curiosa peça que você vai conhecer nessa matéria está à venda no site especializado Numismática Castro por esse exato valor. Trata-se de uma peça antiga, cunhada no ano de 1918. Essa moeda tinha um valor original de 20 Réis. Hoje, no entanto, é bem mais valiosa do que isso.

O que acontece nesse caso é que essa moeda possui uma característica especial e única que a diferencia da maioria. Como você poderá observar nas imagens abaixo, a moeda conta com um forte deslizamento de centro que impacta de maneira significativa o seu visual.

Essa é uma falha de fabricação ocorrida por algum motivo que não podemos precisar. O que causou o erro, entretanto, não importa tanto assim. O que interessa é o fato de esse erro não ser tão comum e a forma como ele se faz evidente na aparência da moeda.

Existe também uma outra questão importante aqui. Conforme consta na página da Numismática Castro, apenas 372.500 dessas unidades foram cunhadas. Esse é um número extremamente baixo quando estamos falando de moedas. Isso, por si só, já torna a moeda bastante incomum. Quando somamos ao fato dela ter uma falha de cunhagem bastante marcante podemos entender facilmente a razão dessa peça ser tão valiosa.

Imagem: Numismática Castro
Imagem: Numismática Castro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estado de conservação da moeda

Existe ainda uma outra questão importante e que soma valor a essa moeda: o fato dela estar muito bem conservada. Na numismática – ciência que estuda moedas e medalhas – o estado de conservação é um fator primordial no que diz respeito à determinação de preços.

Você só vai saber mensurar o valor final de uma moeda quando considerar o quão bem preservada ela está. Se uma moeda estiver muito gasta e deteriorada é possível que ela perca o seu valor quase que totalmente (mesmo que seja uma peça rara).

Como saber mais sobre moedas raras

Se você está interessado em saber mais sobre moedas raras, existem algumas alternativas interessantes. Você pode conhecer outras moedas que são bastante valiosas acessando lojas virtuais e dando uma olhada nos catálogos de itens disponíveis.
A própria Numismática Castro, citada no texto, é uma boa fonte de pesquisa. Existem ainda vários sites especializados no assunto e que reúnem material interessante para quem tem curiosidade sobre esse complexo universo, como o Moedas do Brasil e o Caravelas Coleções.
Você também pode se juntar a comunidades e fóruns online focados no assunto. Há muitos desses espalhados pela internet. Também temos a questão das redes sociais. No Facebook, aliás, existem também grupos de compra e venda de colecionáveis (que são uma boa forma de anunciar moedas).
Você também consegue encontrar o contato de vários especialistas em numismática acessando o site da Sociedade Numismática Brasileira e conferindo a sessão “Anunciantes”. Pode ser bem útil contatar esses especialistas, ainda mais caso você queira pedir uma avaliação por uma moeda cujo valor não seja capaz de determinar. Muitos deles, aliás, oferecem serviços de avaliação de graça e podem ajudar você no processo de venda da sua moeda.