Moedas Raras

Moeda rara valendo mais de R$ 1,3 MIL!

Essa moeda de 1816 está valendo exatamente R$ 1.350 no site Numismarket, uma plataforma de compra e venda de moedas e cédulas, bastante popular entre os colecionadores. Essa é apenas uma dentre muitas outras que existem. Essa unidade apresentada no Numismarket tinha valor original de 960 Réis.

O que a torna altamente valiosa não é necessariamente sua idade avançada, mas sim outras características que fazem dela especial. O que acontece é que essa moeda possui uma anomalia conhecida como “batida dupla”, que gera, é claro, duplicações em partes do design.

Nesse caso, você poderá observar a duplicação no brasão, na data, nos florões e em alguns outros pedaços menores. Moedas com defeito de fabricação são comumente objeto de desejo dos colecionadores. Esses defeitos, por via de regra, não costumam acontecer com frequência. Sendo assim, acabam chamando bastante atenção.

 

Imagem: Numismarket
Imagem: Numismarket

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Levando em consideração que um dos principais critérios para determinar o valor dos itens é justamente o grau de raridade, podemos compreender o motivo de moedas anômalas serem tão desejadas. Existe, além disso, a questão do estado de conservação.

A menos que uma moeda seja raríssima, ela tende a valer pouco ou até mesmo nada se estiver muito desgastada. Por desgastada, podemos nos referir a uma moeda danificada, arranhada, corroída ou com outras marcas visíveis, além de perda de nitidez nos detalhes.

Escala de conservação das moedas

O grau de preservação das moedas costuma ser medido utilizando uma escala oficial. A primeira categoria, Flor de Cunho (FC), é destinada a moedas em estado perfeito, que parecem novas. Por via de regra, essas moedas são as mais valiosas de todas.

Ainda temos outras categorias como Soberba (S), Muito Bem Conservada (MBC), Bem Conservada (BC), Regular (R) e, por fim, Um Tanto Gasta (UTG). A categoria Um Tanto Gasta é a última e a pior de todas. Nessa categoria, se enquadram as moedas que, na maior parte das vezes, já não possuem valor nenhum. Elas estão em condições muito precárias. Sendo assim, normalmente não servem como itens colecionáveis.

Descobrindo o valor das moedas

Existem algumas formas de tentar mensurar o valor exato de uma moeda:

Pesquisa em catálogos numismáticos

Em primeiro lugar, você pode tentar consultar catálogos de moedas online. O site Moedas do Brasil, por exemplo, possui um catálogo desse tipo. Você também pode, aliás, consultar demais sites especializados que trazem informações uteis, como:

Consultas em plataformas online

Verifique o preço de moedas semelhantes à sua em plataformas de compra e venda como Mercado Livre, OLX e Shopee. Leia a descrição das moedas que você usar de comparação, para garantir que são, de fato, parecidas com a sua.

Participação em comunidades de colecionadores

Participe de fóruns e grupos de discussão especializados em numismática. Esses espaços virtuais são frequentados por vários numismatas que poderão ajudar você com dicas boas.

Avaliação por especialistas

Essa, sem dúvida, é a opção mais recomendada. Isso porque os valores podem variar de forma considerável a depender da unidade em questão. Sendo assim, tentar definir um preço com base em moedas “similares”, apesar de funcionar em alguns casos, pode não ser a maneira mais precisa de chegar a um valor justo.