Acredite, essa moeda de 10 centavos vale R$ 400! Pelo menos, esse é o valor pedido por ela na plataforma especializada Numismarket. Essa moeda é do ano de 1975 e possui uma peculiaridade atrativa para quem coleciona itens dessa natureza: trata-se de uma moeda com um erro de cunhagem.
Conforme a informação que consta no site onde a moeda está à venda, essa é uma moeda com disco trocado. Basicamente, ela foi cunhada no disco de cinco centavos, apesar de ser uma moeda de 10 centavos. Por esse motivo, acaba se tornando uma peça com elevado grau de raridade.
Não podemos deixar de citar também o fato de a moeda estar muito bem preservada. As moedas em melhor estado de conservação tendem a valer mais, e é justamente o caso dessa moeda aqui. É válido ressaltar, no entanto, que o valor cobrado pela moeda pode variar bastante a depender da plataforma.
Isso porque cada exemplar pode possuir um valor próprio com base em alguns fatores, como, por exemplo, o próprio estado de conservação. Além disso, cada exemplar é único. Em outras palavras, é possível que uma unidade específica contenha ainda mais alguma característica chamativa.
Imagine que você encontre uma moeda exatamente igual a essa ou extremamente parecida, mas que tenha, por exemplo, alguma duplicação em determinada parte do design. Isso significaria, em outras palavras, que essa é uma moeda não apenas com um potencializador de valor, mas com dois, já que são duas falhas diferentes.
Pare para analisar: se já é incomum encontrar uma moeda com disco trocado, imagine então encontrar uma moeda com disco trocado e também duplicada! Esse é apenas uma demonstração metafórica para que você entenda como o cálculo do valor de uma moeda pode ser complicado.
Existem diversas opções para vender sua moeda após a determinação do preço da mesma. Confira algumas das principais alternativas a seguir: