moedas raras

Moeda RARA de 10 centavos vale R$ 1,5 mil

Algumas moedas são impressionantemente raras. Esse é o caso dessa moeda de 10 centavos que foi cunhada no ano de 1994 e está à venda no site especializado Numismática Castro por R$ 1,5 mil. O valor elevado se dá em função de uma característica peculiar que essa moeda possui. Trata-se de uma moeda com disco trocado.
Esse é, basicamente, um erro de cunhagem causado por algum problema durante o processo de produção dessa moeda. Muitas vezes, moedas que apresentam falhas como essa ou outras parecidas podem acabar tornando-se mais valiosas do que a grande maioria.
Isso porque quem compra esses itens são os numismatas – colecionadores de moedas e cédulas. Essas pessoas possuem interesse particular em peças com grau de raridade elevado. Quando paramos para pensar que erros de cunhagem são ocorrências incomuns, fica evidente que moedas que os possuam são simplesmente mais escassas e difíceis de se encontrar.
Para quem coleciona objetos variados, quanto mais inusitados, mais valor terão. E é justamente por isso, aliás, que moedas assim acabam sendo vendidas por preços bem altos na internet. No caso do erro aqui citado, o que acontece é o seguinte: a moeda, apesar de indicar 10 centavos em sua face, foi cunhada em um disco destinado a uma moeda de 1 centavo.
Imagem: Numismática Castro
Imagem: Numismática Castro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Moeda rara de 10 centavos

Esses equívocos podem ocorrer ocasionalmente, mas conforme já mencionado, não são considerados comuns. Sendo assim, essa moeda – também por estar muito bem preservada – acaba valendo uma alta quantia. No entanto, é preciso ressaltar que o valor aqui mencionado é específico para essa unidade que está à venda na Numismática Castro.
É possível que hajam outras unidades bem parecidas que possuam erros semelhantes. Entretanto, não existem valores fixos por moedas e é possível que você encontre outras similares a essa por valores bem variados.

Valor da moeda

Descobrir o valor da moeda pode ser complicado porque, como já citado também, o estado de conservação é crucial. Temos uma escala dentro da numismática que visa classificar as moedas conforme o seu grau de preservação.
Tal escala possui seis categorias diferentes, começando na categoria mais alta de todas, “Flor de Cunho”, que representa as moedas em melhor estado e indo até a última, “Um Tanto Gasta”, que engloba moedas já muito danificadas e que normalmente deixam de ser colecionáveis.
Na maior parte das vezes, ao fazer a venda de uma moeda, você deverá informar já no anúncio em qual classificação a peça que você está vendendo se encaixa. Para saber categorizar a moeda, você pode procurar por mais informações sobre o assunto consultando sites especializados como o Brasil Moedas ou a Sociedade Numismática Brasileira.
É possível também achar algumas orientações em comunidades online ou grupos especializados no assunto nas redes sociais. No entanto, a melhor forma de saber o valor exato de uma moeda é entrando em contato com um profissional.
Essas pessoas estão mais aptas a fazer a análise de forma precisa e são capazes de determinar um valor justo pela sua moeda. Para fazer isso, entre em contato com casas de leilões online ou lojas virtuais.