Você já ouviu falar na moeda do Banco Central? Trata-se de uma peça que faz uma homenagem aos 50 anos de fundação dessa instituição, uma das mais importantes para a economia brasileira.
No decorrer da nossa história, algumas moedas que fazem essas homenagens foram postas em circulação, mas uma delas em específico vem chamando mais atenção nesse momento. Trata-se da peça que foi cunhada no ano de 2015.
De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, existem casos específicos em que essa moeda pode ser vendida por R$ 1.350 nesse ano de 2025. Estamos falando de um valor que se aproxima de um salário mínimo completo atualmente.
Por si só, a moeda dos 50 anos do BC já chama a atenção. Afinal de contas, estamos falando de uma peça comemorativa, que conta naturalmente com uma tiragem mais baixa, e que é mais difícil de ser encontrada em um trocado no comércio, por exemplo.
Mas difícil, não significa impossível. Caso você encontre a peça em questão, saiba abaixo quais são as suas principais características para entender se o exemplar que você encontrou é verdadeiro ou uma falsificação:
Tomando como base os catálogos numismáticos mais atualizados, é possível afirmar que a moeda de 1 real que faz uma homenagem aos 50 anos no Banco Central pode ser vendida por R$ 1.350 em 2025.
Mas isso só vai acontecer caso a peça conte com uma característica específica conhecida no meio da numismática como reverso invertido. Veja na imagem abaixo:
Mas afinal de contas, o que seria uma moeda com reverso invertido? Para entender esta pergunta, é necessário saber que o Brasil adota um sistema de padrão reverso moeda, ou seja, eixo horizontal (EH). As moedas que fogem deste padrão exigido são conhecidas como reverso invertido, e são consideradas muito raras.
Basicamente, as moedas com reverso invertido são aquelas que possuem o reverso com alinhamento contrário ou invertido ao alinhamento original. Na prática, para saber se uma moeda tem este defeito, basta segurar a peça com a face em posição normal virada para você. Logo depois, basta girar de baixo para cima.
Se o outro lado estiver de cabeça para baixo, estamos falando de uma moeda com reverso invertido, ou seja, uma peça valiosa. Vale frisar que qualquer item pode ser reverso invertido. Até mesmo centavos podem ter este tipo de defeito. Em todos os casos, a peça poderá valer mais.
“Mas definir valor comercial à essas moedas é algo relativamente complicado, principalmente porque, como foram produzidas como erros durante o processo de cunhagem, não há registros da quantidade de moedas emitidas”, diz o especialista Plínio Pierry.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de moedas de 1 real consideradas comemorativas: