A ação Moderniza Brasil – Ambiente de Negócios, ocorrida em dezembro de 2021, foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o evento contou com a participação de mais de 300 CEOs que atuam no mercado nacional, destaca a Secretaria-Geral da Presidência da República.
No encontro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, abordaram as entregas de cada uma das pastas e trocaram informações com os empresários sobre prioridades e novas ações do Governo Federal.
A modernização do ambiente de negócios do país e a melhoria dos critérios estabelecidos para mensuração do Brasil em rankings internacionais é um dos eixos que norteiam as ações da Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME). Esse processo é essencial para o desenvolvimento e atração de investimentos estrangeiros, ressalta a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Criada em janeiro de 2019, a Secretaria coordena e apoia cerca de 270 projetos que têm por objetivo final facilitar a vida e o dia a dia dos brasileiros. Dentre eles está a plataforma Gov.br, que reúne, em um único endereço, serviços e informações do Governo Federal.
De acordo com informações oficiais da Secretaria-Geral da Presidência da República, atualmente, o Gov.br já conta com cerca de 4.800 serviços disponíveis – sendo 73% deles já em versão digital – além de mais de 120 milhões de usuários cadastrados com login único.
Isso significa que mais da metade da população brasileira já utiliza a plataforma regularmente, destaca a Secretaria-Geral da Presidência da República. A modernização da identificação civil do cidadão também é um dos focos de atuação da Secretaria.
A Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME) vem coordenando o processo de criação e implantação da Carteira de Identidade Nacional, que será a mesma em todo o País. Atualmente, o brasileiro consegue emitir 27 documentos de identificação civil, um em cada unidade federativa do Brasil, ressalta a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Isso gera aumento de fraudes e dificulta a atuação estatal em diversas áreas, como segurança pública e concessão de crédito. Com o documento único – que também estará disponível na versão digital pelo aplicativo Gov.br –, o brasileiro será facilmente identificado.
Além disso, poderá escolher as informações que estarão disponíveis na carteira, que será acessível via QR Code. O documento também poderá ser usado em viagens ao exterior, já que segue o padrão internacional, ressalta a Secretaria-Geral da Presidência da República.