Empreendedorismo

Modelo de Negócio Marketplace

O modelo de negócio Marketplace é uma tendência de mercado que possui apenas uma década desde sua aceitação pelo consumidor. Entenda mais sobre esse crescimento inovador e exponencial.

Marketplace – Um modelo de negócio Inovador e revolucionário

Modelo de negócio inovador e uma revolução no ecommerce, o negócio no formato Marketplace está presente na rotina das pessoas de diversas maneiras.

Seja para solicitar serviços de transporte, pedir comida delivery e fazer compras online, as plataformas Marketplace caíram no gosto das pessoas de forma geral.

Empresas famosas e o modelo Marketplace

Empresas famosas mundialmente faturam alto através de um modelo de negócio Marketplace. Certamente você já utilizou alguns desses serviços:

Uber, Airbnb, Facebook, Apple, Mercado Livre, Olx, dentre outras.

Embora muitas pessoas não saibam, o modelo de negócio Marketplace existe desde 1995, com a fundação do eBay. No ano seguinte, 1996, surgia a gigante e cada vez maior, Amazon.

Tendência brasileira tem uma década de receptividade

Se pensarmos em tempo, o Brasil demorou um pouco para aderir a essa ideia inovadora de negócios. Uma vez que foi apenas no de 2010 que o nosso país mostrava que essa seria uma tendência de mercado, com grandes grupos, como ViaVarejo e B2W.

O modelo de negócio Marketplace utiliza a economia compartilhada, uma conexão atual que conecta a oferta e a demanda. Sendo assim, são como shoppings Centers, porém estão na internet.

Popularização do  empreendedorismo

Atualmente essa maneira de negócio está popularizada e possui cada vez mais adeptos. Ao passo que na economia compartilhada típica do Marketplace são reunidos os vendedores e clientes, bem como prestadoras de serviços.

Desse modo, o modelo de negócio Marketplace representa um conforto ao consumidor, que escolhe o serviço desejado ou seu produto preferido por um clique. Por outro lado, traz aos negócios pessoas que não teriam capital inicial para uma empresa tradicional.

Por isso, esse modelo de negócio fatura bilhões ao redor do mundo e transformou a maneira de negociar e consumir. Sendo assim, atualmente é uma tendência dentro do empreendedorismo, dada a aceitação do consumidor e o crescimento do mercado online.