Existem muitos mitos e verdades sobre tomar leite que são passados de geração para geração. Porém, algumas afirmações errôneas podem fazer com que você não aproveite esta bebida da melhor forma. Pensando nisso, fizemos este guia com informações importantes para você. Acompanhe.
Mito. Apesar de o cálculo renal ter relação com o cálcio que está presente em leites e derivados, reduzir o consumo de lácteos por conta disso é um erro. Até porque é preciso consumir cálcio na medida certa e, além disso, a melhor forma de evitar cálculos renais é consumindo água, evitando o álcool e reduzindo o consumo de sal.
Mito. Os dois tipos de leites são seguros para o consumo humano. A diferença está na criação da vaca, de fato. No caso do leite orgânico, a vaca não consome antibióticos e não recebe hormônios. Entretanto, antes do leite ser envasado nas caixinhas que compramos, os mesmos passam por processos rigorosos até ficarem bebíveis e seguros para o consumo.
Verdade. Mulheres que têm o costume de beber leite depois dos seus treinos possuem maiores chances de desenvolver massa muscular e diminuir a gordura corporal, quando comparadas com mulheres que preferem consumir energéticos, por exemplo.
Verdade. Afinal, o leite possui índices de gordura e pode ser bastante calórico. Entretanto, o segredo está no consumo consciente e equilibrado, sem o excesso de lácteos em sua dieta. Além disso, procure por leites que apresente um teor mais baixo de gordura em sua composição.
Mito. Apesar de haver uma redução no colesterol, o leite desnatado ainda é um alimento de origem animal e, como tal, pode sim elevar as taxas de gordura no sangue. Por isso, quem tem colesterol alto deve consumir apenas se o médico ou nutricionista prescrever.
Verdade. O leite pode aumentar a produção de suco gástrico para a digestão dos nutrientes, entretanto, isso nos sugere que o consumo deva acontecer sempre acompanhado de outro alimento. Assim você não sobrecarrega seu estômago e diminui as chances de prejudicá-lo.
Mito. Apesar de serem nutritivos e apresentarem benefícios para o organismo, quando o assunto é o índice de cálcio presente no alimento, o leite de vaca sai na frente dos leites vegetais. E ao considerarmos que o consumo adequado de cálcio é de pelo menos 1 grama por dia, para manter ossos fortes e músculos saudáveis, é preciso ficar atento à quantidade de leite necessária para suprir esta quantidade.
Não precisamos transformar o leite em um vilão ou mocinho em nosso cardápio, mas sim, é preciso sempre considerarmos que o consumo equilibrado é o mais importante. Por isso, beba sem exageros e prefira sempre incluir alimentos junto com a ingestão de leite.