Ao longo de nossas vidas, podemos ouvir muitos mitos e verdades sobre emagrecimento e nem sempre nos damos conta do que é realmente verdadeiro ou não. Inclusive, muitos dos mitos são passados de geração para geração, o que apenas fortalece os comportamentos baseados em crenças, e não em dados científicos.
Pensando nisso, fizemos este guia com algumas considerações que podem ajudá-lo a refletir sobre o assunto. Não deixe de conferir!
Existem muitos mitos e verdades sobre emagrecimento que são propagados, todos os dias, nas mais diversas mídias. Inclusive, na internet, podemos ver muitas dicas mirabolantes de emagrecimento milagroso, bem como regras totalmente rígidas e nada saudáveis, como se fossem as únicas formas de perder peso.
Por conta disso, pesquisar sobre as informações que lemos, em fontes confiáveis, é extremamente importante para não cometer equívocos, ok? Para você iniciar a sua reflexão, veja os mitos e verdades sobre emagrecimento que separamos:
Não é necessário “passar fome” para conseguir emagrecer. Se você aderir a esse tipo de comportamento alimentar por conta própria, ou seja, sem indicação e acompanhamento profissional, poderá causar déficits nutricionais no seu corpo, colocando a sua saúde em risco.
A perda de peso deve acontecer de forma gradativa, respeitando as necessidades alimentares do corpo.
Quando dormimos mal, uma série de hormônios são desequilibrados em nosso corpo. Um deles é responsável por controlar o apetite, fazendo com que sintamos fome mais frequentemente, ou seja, aumentando o consumo calórico. Além disso, o hormônio do estresse é ainda mais produzido quando dormimos mal, sendo este responsável por piorar o acúmulo de gordura abdominal.
Os carboidratos saudáveis são importantes para energizar o nosso corpo e não devem ser, simplesmente, cortados da dieta. O que pode ser cortado são os carboidratos “ruins”, como os ultraprocessados e cheios de açúcar.
Quando mastigamos mais devagar, a sensação de saciedade tende a aparecer de forma mais natural. Em contrapartida, se “só engolimos” o que comemos, o corpo não tem tempo de entender que está saciado, o que nos faz comer mais.
As bebidas termogênicas podem até acelerar o metabolismo, mas elas, por si só, não fazem milagres. Os exercícios e a alimentação balanceada, bem como os cuidados com o sono, ainda precisarão entrar em cena.
Ao beber água, combatemos a retenção líquida, melhoramos o funcionamento intestinal e, também, reduzimos aquela sensação de fome excessiva. Afinal, às vezes, o corpo pode demonstrar que está desidratado apresentando sinais de fome.
Se você se alimenta de forma equilibrada e saudável, e tem uma vida ativa, comer à noite não vai engordar. O que engorda é consumir alimentos super calóricos antes de dormir e, ainda, manter uma vida sedentária.
Pense nesses mitos e verdades sobre emagrecimento e reflita quais deles faziam parte da sua vida.