Os mitos e verdades sobre beber refrigerante podem ajudá-lo a refletir sobre o seu consumo diário, semanal ou mensal desta bebida. Afinal, ela faz tão mal assim? O que é verdade e o que é mentira quando pensamos nos malefícios do refrigerante? Acompanhe a seguir e descubra mais informações.
Os mitos e verdades sobre beber refrigerante são diversos. Possivelmente, você já deve ter ouvido falar algo sobre o consumo da bebida. Porém, também é possível que você tenha ficado em dúvida com relação à veracidade dos fatos. Sendo assim, sigamos com as nossas reflexões sobre o assunto:
Apesar de o refrigerante sem açúcar ser vendido como uma opção “mais saudável”, não podemos nos esquecer de que, ainda, estamos diante de uma bebida ultraprocessada. Isso quer dizer que existe muitos aditivos artificiais, como corante, sabor e conservantes. Sendo assim, beber refrigerante sem açúcar não o torna super saudável. Por isso, evitar o consumo é o mais recomendado.
Sim, o refrigerante pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade por ser um tipo de bebida muito calórico. Basicamente, o refrigerante é feito de muito açúcar, o que aumenta o consumo de calorias e pode fazer com que a pessoa ganhe peso. O costume de beber esse tipo de bebida faz com que a pessoa esteja sempre ali ingerindo muito açúcar e muita caloria, sem necessariamente gastar tudo isso.
Não necessariamente… Algumas pessoas acreditam que o refrigerante, em si, pode causar a desidratação, mas o que pode acontecer é o fato de a pessoa substituir a água por essa bebida açucarada. E como o refrigerante não é uma boa fonte de hidratação, a desidratação pode aparecer em decorrência disso, pois a pessoa pode ter um maior fluxo urinário, mas sem beber água de verdade.
Sim, sem sombra de dúvidas. Como estamos falando de uma bebida açucarada, estamos falando de algo que pode ocasionar o aparecimento de cáries nos dentes. Além disso, a acidez de alguns refrigerantes pode causar impactos negativos na camada mais externa do dente, desgastando-a e levando a pessoa a desenvolver crises de sensibilidade nos dentes, por exemplo.
Apesar de a pessoa acabar criando o hábito de beber refrigerante frequentemente, não existem estudos conclusivos de que a bebida, por si só, causa dependência. Porém, o açúcar pode fazer com que o indivíduo acabe acostumando o seu paladar com as bebidas muito doces, o que faz com que ele fique querendo mais e mais refrigerante, ao invés de algo mais amargo, por exemplo.
De qualquer forma, se você sente que o hábito de beber refrigerante é muito intenso e você não tem conseguido substituir isso, converse com um nutricionista para pensar em um bom plano para você.
Afinal, como vimos neste conteúdo, existem muitos efeitos ruins que o refrigerante pode gerar em nosso corpo. Cuide-se!