Frequentemente, vemos muitos mitos e verdades sobre a depressão sendo propagados na sociedade. Alguns são extremamente absurdos e até mesmo preconceituosos. Por isso, saber quais são eles, para não continuarmos com a propagação de falas errôneas, é fundamental, concorda?
Sendo assim, convidamos você para conhecer alguns dos principais mitos sobre a depressão. Não deixe de conferir!
Separamos mitos e verdades sobre a depressão que costumam ser muito comentados na sociedade, de uma maneira geral. Possivelmente, você já deve ter ouvido falar de um ou outro mito da lista abaixo. Verifique mais informações sobre cada um deles e vamos juntos quebrar tabus e preconceitos com relação à depressão!
A depressão não é só um tipo de tristeza. Ela é um transtorno mental e deve ser tratada como tal. A pessoa não está “apenas triste” quando está depressiva, mas, sim, existem desequilíbrios emocionais e até mesmo cerebrais que provocam os sintomas de depressão. Portanto, diminuir o caso de depressão a uma “tristeza passageira” é algo que pode acarretar em impactos profundos na pessoa que sofre com a doença.
Muitas vezes, vemos as pessoas falando que a depressão é apenas uma “fraqueza pessoal”, dando a entender que a pessoa é muito frágil ou fraca e, por isso, não consegue se libertar dos sintomas. Obviamente, isso é apenas um mito, pois a depressão não escolhe quem é fraco ou forte, e quem a tem não é uma pessoa fraca. Trata-se de uma doença que merece atenção psiquiátrica e psicológica.
Em alguns casos, os sintomas podem ser um pouco mais sutis. Isto é, muitas pessoas seguem com a sua rotina normalmente, sem apresentar, para as pessoas à sua volta, os sintomas de depressão. Porém, no seu dia a dia pessoal e no seu íntimo, os sintomas podem estar presentes.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que a depressão apenas atinge adultos, a verdade é que crianças também estão propensas ao desenvolvimento do transtorno e merecem receber o tratamento adequado para isso.
Não mesmo! Todo mundo tem fases difíceis e complicadas na vida, mas a depressão perdura além dessas fases. Isto é, ela não está associada apenas a um episódio ruim da vida de uma pessoa, mas, sim, aflige as mais diversas esferas da sua rotina, devido às alterações que ocorrem nas emoções e no cérebro.
Outro mito que costuma reduzir a dor da pessoa com depressão. Lembre-se de que ela não escolhe se sentir deprimida e sem energia, esses são apenas alguns dos sintomas do transtorno. Logo, não basta ela levantar e agir, pois por mais que ela queira fazer isso, a depressão pode ser intensa ao ponto de não permitir que a pessoa consiga dar esse passo sozinha. Por isso, o tratamento é tão importante nesses momentos.
Agora nos conte, você já conhecia esses mitos e verdades sobre a depressão?