Benefícios Sociais

MISTÉRIO REVELADO: Polícia descobre esquema que fazia Bolsa Família sumir do Caixa Tem

Há algumas semanas, milhares de usuários do Bolsa Família sofreram um golpe complexo e chocante. Ao consultar o saldo no sistema do Caixa Tem esse cidadãos percebiam que todo o dinheiro do programa social foi transferido para uma conta de uma pessoa desconhecida.

O mistério envolvendo essas transferências não autorizadas circulou por todo o país, e deixou os usuários do Bolsa Família apreensivos. Afinal de contas, o que estava acontecendo? Mais do que isso: o que fazer para se proteger nessa situação?

Polícia agiu

Já em um primeiro momento as famílias que sofreram os golpes foram aos montes para as delegacias correspondentes com o objetivo de prestar uma queixa e ter um resultado o quanto antes.

Especificamente nesta segunda-feira (18), a Polícia Civil do Estado de Pernambuco parece ter elucidado o caso. Por meio de entrevista coletiva, os agentes explicaram o que aconteceu.

Dois homens foram indiciados pela polícia pelo envolvimento do ataque a beneficiários do Bolsa Família. De acordo com a polícia local, os ataques teriam ocorrido sobretudo no último mês de agosto. Eles responderão pelos crimes de furto eletrônico e lavagem de dinheiro

Os policiais revelaram que os criminosos realizavam transferências não autorizadas de valores para contas de beneficiários de terceiros por meio do sistema do Pix.

“Em alguns boletins de ocorrência, a vítima tinha noticiado quem recebeu o dinheiro. […] Identifico três mulheres principais beneficiárias dos valores. Duas de São Paulo e uma de Pernambuco”, disse o delegado Mário Melo.

Ainda segundo o delegado, as duas mulheres de São Paulo não sabiam da existência desse golpe, e estavam recebendo o dinheiro em contas em seus nomes. Elas eram vistas, portanto, como laranjas nessa situação.

Já a mulher identificada em Pernambuco sabia da existência da conta. Ela afirmou que um conhecido prometeu pagar R$ 200 para que ela abrisse a conta e entregasse todos os dados a ele, incluindo a senha.  Ela afirmou que não sabia que a conta serviria para aplicar golpes no Bolsa Família. 

“Ele disse a ela que um outro amigo estava para fazer um serviço e estava precisando de uma conta digital. Ela tinha que abrir a conta e fornecer tudo, senha e acesso”, explicou o delegado.

“Ela viu a repercussão que deu e ficou nervosa. E eles deram um vacilo. Era para eles terem mudado a senha da conta e eles não mudaram. Quando ela acessou a conta, viu que a conta passou a madrugada recebendo vários valores do Bolsa Família”, declarou Mário Melo.

“Há boletins de ocorrência de outros estados da federação. Se alguém registra um boletim de ocorrência na Bahia, no Amapá, aparece lá. E eles figuram como beneficiários [do golpe]. […] Possivelmente, eles têm acesso a vazamento de dados e à conta, ou seja, eles sabiam que o dinheiro ia cair”, afirmou Mário Melo.

Polícia civil de Pernambuco desmantelou ação de criminosos. Imagem: SDS

Bolsa Família segue

Os pagamentos regulares do Bolsa Família seguem acontecendo normalmente nesse mês de novembro. Especificamente nessa segunda-feira (18), por exemplo, o saldo está sendo liberado para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 2.

Abaixo, você pode conferir calendário completo de pagamento do Bolsa Família para esse mês de novembro:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na quinta-feira (14);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (29).

O Bolsa Família atende brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que recebem uma renda per capita de até R$ 218 por grupo familiar.