Benefícios Sociais

Ministro sinaliza NOVAS antecipações do Bolsa Família para janeiro. Veja quem será contemplado

Governo federal sinalizou pela primeira vez que poderá antecipar os pagamentos do Bolsa Família para este mês de janeiro

Pela primeira vez no ano, o governo federal sinalizou oficialmente que poderá antecipar o calendário de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de janeiro. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões do Brasil.

A sinalização foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT). Por meio de suas redes sociais oficiais, ele disse que o governo federal deverá decretar estado de emergência em cidades que estão sofrendo com as fortes chuvas em todo o país.

A partir do momento que o governo federal concede o estado de emergência para um determinado município, os usuários do Bolsa Família que residem na cidade podem antecipar os pagamentos do benefício no mês vigente. 

“Estamos acompanhando de perto a situação das enchentes, chuvas fortes e pontes que romperam em Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Tocantins, Maranhão e Sergipe. A decisão do presidente Lula é levar ajuda humanitária o quanto antes para cada uma das localidades”, disse ele.

“O primeiro passo é o decreto de calamidade e emergência. A partir daí, vamos viabilizar a proteção social às pessoas que mais precisam. Estamos realizando esse trabalho em conjunto”, completou o ministro. 

Como funciona a antecipação do Bolsa Família

O processo de antecipação dos pagamentos do Bolsa Família é simples. Quando uma cidade entra em estado de calamidade, todas as pessoas que residem naquele município e que fazem parte do programa social podem receber o benefício logo na primeira data da liberação do saldo.

Em condições normais, o Bolsa Família é pago nos 10 últimos dias úteis do mês . Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS), que identifica as pessoas que fazem parte do Cadúnico do governo federal. 

Caso a sua cidade esteja em estado de calamidade ou de emergência reconhecida pelo Governo Federal, não será preciso seguir esse calendário. Nesse caso, o saldo é liberado logo na primeira data de pagamento daquele determinado mês.

No caso específico desse mês de janeiro, por exemplo, os cidadãos que residem em cidades que se encontram em estado de emergência poderão receber o benefício logo no próximo dia 20, independente do final do seu NIS.

Bolsa Família atende pouco mais de 20 milhões de pessoas atualmente. Imagem: Lyon Santos/ MDS

Pagamentos regulares

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de janeiro tomando como base as informações disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social:

  • Janeiro: de 20/01 a 31/01;
  • Fevereiro: de 17/02 a 28/02;
  • Março: de 18/03 a 31/03;
  • Abril: de 15/04 a 30/04;
  • Maio: de 19/05 a 30/05;
  • Junho: de 16/06 a 30/06;
  • Julho: de 18/07 a 31/07;
  • Agosto: de 18/08 a 29/08;
  • Setembro: de 17/09 a 30/09;
  • Outubro: de 20/10 a 31/10;
  • Novembro: de 14/11 a 28/11;
  • Dezembro: de 10/12 a 23/12.

Quem recebe o Bolsa Família

Para ter direito ao Bolsa Família em 2025, é preciso seguir as duas regras básicas abaixo:

  • ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
  • ter uma renda per capita de até R$ 218.

Caso você cumpra as duas regras indicadas acima, a única dica é se manter informado através de aplicativo oficial do Bolsa Família para saber se você foi selecionado para o programa ou não.

Se você não tem uma conta no Cadúnico, note que é preciso realizar esse cadastro em local indicado pela prefeitura da sua cidade. Basta que um membro da sua família compareça ao local portando documento oficial de cada membro.

Se você já faz parte do Cadúnico, a dica é confirmar no aplicativo do Meu Cadúnico se o seu cadastro está atualizado. Cadastros desatualizados normalmente não são selecionados para o pagamento do Bolsa Família do governo federal.