Um dos programas mais aguardados do governo federal, o Voa Brasil ganhou oficialmente uma data de lançamento. Este é um projeto que prevê a disponibilização de passagens aéreas para cidadãos brasileiros a preços menores para qualquer trecho do país.
Por meio de suas redes sociais, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, falou sobre o tema. De acordo com ele, o Voa Brasil será lançado oficialmente no dia 17.
“O Governo Federal lançará no próximo dia 17 o Programa Voa Brasil. Fruto de uma construção coletiva com as companhias aéreas, o programa prevê passagens aéreas até R$ 200 para aposentados do INSS e estudantes do Prouni, que não viajaram nos últimos 12 meses”, disse o ministro em sua conta no X, o antigo Twitter.
Recentemente, Silvio Costa Filho também disse que o governo federal pretende atender pouco mais de 22 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Apenas alguns grupos terão o direito de conseguir as passagens por preços menores do que a média geral do mercado.
“A princípio, vamos atender 21 milhões de aposentados, que ganham até dois salários-mínimo, e 700 mil alunos do Prouni. Então, o programa visa atender cerca de 22 milhões de brasileiros. Ao todo, serão cinco milhões de passagens disponibilizadas pelas companhias aéreas para atender os brasileiros”, explicou.
Há algumas semanas, o ministro de Portos e Aeroportos anunciou que o programa Voa Brasil seria lançado até o final do último mês de março. Entretanto, já estamos na primeira semana do mês de abril, e o projeto ainda não foi lançado.
“Esse programa a gente espera lançar até o final do mês de março, já foi autorizado pelo presidente Lula. É um programa que, na primeira etapa, vamos atender 21 milhões de aposentados do INSS que ganham até 2 salários mínimos e 700 mil beneficiários do ProUni. A gente espera anunciar esse programa”, disse o ministro Silvio Costa Filho em entrevista recente.
“É um trabalho de construção coletiva, muito diálogo. O Brasil tem, em média, 18% a 21% de ociosidade nos voos. Então, a gente espera que quando o programa for lançado, esperamos até o final de março, está só dependendo da agenda do presidente Lula, lançando o programa, no mesmo dia, o cidadão brasileiro vai poder acessar o site, vai linkar o destino que ele quer visitar”, completou Silvio Costa Filho.
Nem todos os brasileiros terão o direito de participar do Voa Brasil. De todo modo, o ministro frisou que provavelmente o projeto deverá atender cerca de 22 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Neste primeiro momento, a ideia é atender:
“O que estamos fazendo através da primeira etapa do Voa Brasil é poder elencar segmentos da sociedade”, disse o ministro na entrevista.
As três principais empresas de aviação do Brasil (Latam, Gol e Azul) já teriam confirmado que devem participar do programa. As passagens poderão ser compradas por meio de um site, que ainda não foi oficialmente lançado pelo governo federal.
Em entrevista recente, o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa também falou sobre o programa. Embora ele tenha dito que acredita que o projeto é importante, ele estaria longe de resolver o problema do alto custo das passagens aéreas no país neste momento.
“Não tem a função, para não criar falsa expectativa, de resolver um problema do custo da passagem em geral no Brasil. O custo da passagem no Brasil é muito alto, comparado a qualquer país do mundo”, afirmou Rui no programa Bom Dia, ministro, da TV Brasil.