O relatório do canal “Reclame ao Drei” informa sobre atendimento das juntas comerciais, de acordo com o Ministério da Economia (ME).
De acordo com divulgação oficial do Ministério da Economia (ME) realizada na data desta publicação, 06 de julho de 2022, o canal “Reclame ao Drei”, do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, recebeu 845 manifestações em 2021.
O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) divulgou, nesta quarta-feira (6/7), o Relatório de Gestão — Exercício 2021 do “Reclame ao Drei”, sistema que recebe manifestações de cidadãos e empresas sobre os serviços prestados pelas juntas comerciais do país, de acordo com o Ministério da Economia (ME).
Segundo informações do Ministério da Economia (ME), o relatório apresenta os resultados do sistema durante o ano, como a quantidade de atendimentos e a qualidade dos serviços oferecidos pelas juntas, e um panorama sobre os aprimoramentos recentes do setor, com foco em simplificação e desburocratização.
O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) integra a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia (ME). Esta é a segunda edição do relatório.
Segundo destaca o Ministério da Economia (ME), as manifestações recebidas pelo “Reclame ao Drei” são encaminhadas às juntas comerciais, que têm até 10 dias úteis para analisar e encaminhar resposta. O Ministério da Economia (ME) informa que esse mecanismo ajuda a sinalizar irregularidades e denunciar serviços mal prestados, visando melhorar o ambiente de negócios.
Em 2021 foram recebidas e tratadas 845 manifestações (21% a mais que em 2020, quando houve 698 demandas), destaca a divulgação oficial. Desse total, 269 foram respondidas no mesmo dia. Parcela de 94,8% das manifestações foi atendida dentro do prazo, ressalta o Ministério da Economia (ME).
A Junta Comercial do Estado de São Paulo foi a que mais recebeu demandas: 30,73%. Em seguida, ficaram as juntas comerciais de Minas Gerais (11,35%) e do Rio de Janeiro (8,98%), de acordo com as informações do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei).
Segundo a divulgação oficial realizada pelo Ministério da Economia (ME), o trabalho mostra que 91% das demandas encaminhadas tiveram respostas ótimas (efetivas), 7% resultaram em respostas boas e 2% tiveram respostas ruins (respondidas fora do prazo; não atenderam à demanda; não orientaram e nem solucionaram o problema).