Direitos do Trabalhador

Ministério da Cidadania: Jornada Auxílio Brasil capacita gestores

O Auxílio Brasil é o maior programa permanente de transferência de renda da história do país, destaca o Ministério da Cidadania. São mais de 21 milhões de famílias contempladas em um investimento que ultrapassa R$ 97 bilhões.

Ministério da Cidadania: Jornada Auxílio Brasil capacita gestores

Para garantir a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários, o Ministério da Cidadania promoveu a Jornada Auxílio Brasil. Entre março e outubro de 2022, a iniciativa capacitou milhares de gestores estaduais e municipais, de acordo com a divulgação oficial.

Troca de informações

Segundo destaca o Ministério da Cidadania, a Jornada Auxílio Brasil desembarcou em todas as regiões do país, promovendo a aproximação e troca de informações entre secretários especiais e nacionais e gestores e técnicos que aplicam as políticas de assistência social e de esporte, em estados e municípios. Na última quinta-feira (27), foi realizado o último dos 29 eventos deste ciclo.

A atividade foi realizada na Câmara Municipal de Batatais, no interior do estado de São Paulo. O secretário executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão, e outros cinco secretários nacionais do Ministério da Cidadania participaram do encontro, transmitido ao vivo pelo YouTube do Ministério.

Capacitação

De acordo com informações oficiais do Ministério da Cidadania, a iniciativa, de caráter técnico, tem o objetivo de aproximar o Governo Federal dos municípios, disponibilizando espaços para a capacitação de gestores estaduais e municipais e dando a oportunidade para eles tirarem dúvidas. Com mais de cinco mil participantes, gestores e técnicos tiveram acesso a informações valiosas sobre o Auxílio Brasil.

Representantes

Além do secretário executivo, estiveram no encontro em Batatais o secretário nacional do Paradesporto, José Agtônio Guedes; o secretário nacional de Renda de Cidadania, Valter Ribeiro; a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia Barbosa; a secretária nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte, Michelle Vinecky; o secretário nacional do Cadastro Único, Tércio Brandão; e a secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Fabíola Molina.

Programas assistenciais

De acordo com a divulgação oficial, além de mais informações sobre o programa Auxílio Brasil, os gestores puderam aprofundar sobre outros temas da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, como: o Sistema Único de Assistência Social (SUAS); o Cadastro Único (CadÚnico); o Programa Auxílio Gás; o Auxílio Inclusão Produtiva; o Alimenta Brasil; e o Programa Progredir.

A Secretaria Especial do Esporte também teve grande relevância durante as capacitações explicando políticas como: a Lei de Incentivo ao Esporte; o Auxílio Esporte Escolar; o Programa Semear + Paradesporto; o Programa Avança Paradesporto; o Programa TEAtivo; os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs); os Jogos da Juventude; e as Paralimpíadas Escolares, informa o Ministério da Cidadania.