Vestibular de Medicina 2023/2: São Camilo recebe inscrições até 16 de maio

O período de inscrição para o Vestibular de Medicina 2023/2 do Centro Universitário São Camilo está aberto. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até o dia 16 de maio de 2023

Segundo as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Vunesp. A Fundação é responsável por organizar e realizar o processo seletivo.

Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido. A taxa de inscrição é no valor de R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais).

Vestibular de Medicina 2023/2

De acordo com o edital, o processo seletivo contará com aplicação de provas em apenas uma fase. A aplicação das provas está marcada para o dia 11 de junho de 2023 e será no período da tarde, das 14h às 19h (horário de Brasília).

A avaliação contará com três provas sobre conhecimentos do Ensino Médio, elaboradas em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Conforme o edital, o exame terá a seguinte distribuição:

  • Prova I: questões discursivas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Biologia, Química e Física;
  • Prova II: questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Biologia e Química; e
  • Prova III: prova de redação em Língua Portuguesa.

Na prova de redação, espera-se que o candidato produza um texto dissertativo-argumentativo (em prosa), coerente, coeso (bem articulado) e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Os candidatos poderão consultar os locais de prova por meio do site da Vunesp a partir do dia 1º de junho de 2023. Os portões de acesso aos prédios onde serão realizadas as provas serão fechados às 14 horas. A instituição não permitirá o ingresso de candidatos após esse horário. Desse modo, os candidatos deverão chegar aos locais de prova com antecedência. 

Os candidatos deverão comparecer ao local da prova munidos de caneta esferográfica de tinta preta e original de documento oficial e original de identificação com foto.

Oferta de vagas 

De acordo com o edital, a instituição está ofertando 90 vagas para ingresso de novos alunos no curso de Medicina (período integral). As vagas são para ingresso no 2º semestre letivo deste ano.

Do total das vagas, 2 estão destinadas para a seleção por aproveitamento das notas do IB, designado Processo Seletivo – IB (International Baccalaureate). Essa nota é proveniente de um programa de estudos e avaliação aplicável aos dois anos finais do Ensino Médio, no qual o aluno aprovado (de acordo com seu desempenho) pode concorrer a vagas em instituições acadêmicas de diferentes partes do mundo.

Resultado

De acordo com o cronograma, a divulgação do gabarito está prevista para o dia 12 de julho de 2023. Os interessados poderão interpor recursos no prazo de até dois dias úteis a contar do primeiro dia útil subsequente a data de divulgação do gabarito.

Ainda conforme o cronograma, a publicação do resultado final, com a lista de aprovados em 1ª chamada, está marcada para o dia 11 de julho, a partir das 16h. Já a 2ª chamada está prevista para o dia 18 de julho. A instituição publicará as orientações para as matrículas nas mesmas datas. 

Sobre o curso de Medicina

O curso de graduação de Medicina do São Camilo tem nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ferramenta de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de Educação Superior. O curso funciona na Avenida Nazaré, 1.501, Ipiranga, São Paulo/SP, em período integral, com duração mínima de 12 semestres.

No Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC), o Centro Universitário também alcançou a nota 4, de 5. 

Acesse a página da seleção para mais informações.

Leia também IFMG divulga resultado preliminar dos pedidos de isenção referente ao Vestibular 2023/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.