Curiosidades

Milionário sem saber: Moeda antiga rende fortunas a donos desavisados

veja como transformar esta simples moeda antiga em muito dinheiro neste final de ano. Peça pode ser encontrada por qualquer pessoa

Ao contrário do que muita gente imagina, encontrar uma moeda antiga não é uma tarefa muito difícil.  Independente de ser um especialista na área ou não, qualquer pessoa pode encontrar esses itens a qualquer momento no país.

E a boa notícia é que boa parte das moedas antigas que podem ser encontradas por qualquer pessoa podem valer um bom dinheiro no final das contas. De acordo com especialistas na área da numismática, várias dessas peças possuem valores muito interessantes.

Assim, a primeira dica para a pessoa que encontra uma moeda antiga em qualquer lugar é guardá-la com muito zelo para evitar que ela se perca do ponto de vista da conservação. O segundo passo é justamente entender qual é o valor dessa peça.

Identificando os detalhes da moeda

Como se tratam de moedas antigas, o fato é que esses exemplares não podem ser encontrados em trocados no comércio, por exemplo. Mesmo por isso, é natural que a grande maioria das pessoas não saiba identificar cada um desses itens.

Uma das peças que vêm chamando a atenção dos colecionadores nesse ano de 2024 é a de 1000 réis do ano de 1889. Trata-se de uma peça que possui valor monetário, e também histórico.

Para ajudar nesse processo de identificação vamos listar abaixo um grupo com as principais características das moedas de 1000 Reis de 1889, com base nas informações disponibilizadas pela Casa da Moeda: 

  • Material: prata
  • Diâmetro: 30,0 mm
  • Massa: 12,75 g
  • Espessura: 2,00 mm
  • Bordo: serrilhado
  • Eixo: reverso moeda (EH)  ?
  • Desenho do Anverso: Busto representando a República e a liberdade, com o barrete frígio, circundada pela inscrição “REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL” e era 1889 entre estrelas.
  • Desenho do Reverso: Cruzeiro do Sul orlado por anel de 21 estrelas e mais externamente pela inscrição “ORDEM E PROGESSO” e o valor facial entre estrelas.

O ano de 1889

O ano de lançamento dessa peça foi marcado por uma série de mudanças significativas. No Brasil, por exemplo, o grande destaque foi a proclamação da República no dia 15 de novembro, evento que foi liderado por Marechal Deodoro da Fonseca. 

Essa mudança estabeleceu um novo regime republicano, e deu início a uma nova fase política do país.

Do ponto de vista internacional, o grande destaque foi a inauguração da Torre Eiffel, que virou um símbolo de Exposição Universal, destacando os avanços tecnológicos na capital francesa.

Os valores da moeda

Já dá para ver, portanto, que a moeda de 1000 réis do ano de 1889 nasceu em um contexto extremamente histórico. Mas afinal de contas, quais são os valores programados para esse exemplar?

De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, os valores da moeda variam a depender do grau de conservação de cada uma delas.

Abaixo, você pode conferir valores projetados para essas moedas, tomando como base as informações dos catálogos numismáticos mais atualizados: 

Valores variam a depender do grau de conservação. Imagem: YouTube

Entendendo as classificações

Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores. 

  • BC

A peça está em condição de BC quando se encontra em um bom estado de conservação, ou seja, que possui cerca de 50% dos detalhes da cunhagem original. Moedas nesta categoria têm desgaste mais pronunciado. 

  • MBC

O termo MBC significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.

  • SOB

Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.

  • FDC

O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas. 

  • FDCe

Uma moeda é considerada certificada quando são encapsuladas por grandes certificadores, como a Numismatic Garanty Company (NGC), e a Professional Coin Grading Service (PCGS). Para os especialistas, estas indicações seriam a certeza do real estado de conservação da peça, e também da integridade da mesma.