Educação

MG: Uberlândia retomou a obrigatoriedade das aulas presenciais na rede municipal

As aulas presenciais voltaram a ser obrigatórias nas escolas da rede municipal de Uberlândia (MG) nesta semana. Após a queda no número de casos da covid-19 no município e com o avanço da vacinação, a Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia definiu a retomada obrigatória para o dia 9 de novembro. 

A medida foi publicada no Diário Oficial do Município. Com isso, desde a última terça-feira (9), os alunos devem obrigatoriamente comparecer às aulas presenciais. 

A decisão foi informada em coletiva de imprensa pela secretária municipal de Educação, Tania Toledo. De acordo com ela, uma das questões que motivou a decisão foi a baixa adesão dos alunos ao ensino presencial não obrigatório. 

As escolas da rede municipal retomaram as aulas presenciais, no sistema híbrido, em outubro deste ano. No entanto, a maioria dos alunos seguiu apenas acompanhando as aulas remotas. 

Nesse sentido, a secretária explica: 

“Antes desse período, estávamos com o sistema de rodizio, e tínhamos cerca de 30% dos alunos nas escolas. Com a liberação de 100%, esse número subiu para 43%, enquanto esperávamos que fossem acima dos 50% dos estudantes nas unidades”.

Protocolo está mantido para as aulas presenciais

Além disso, Toledo explicou que, mesmo com a obrigatoriedade, os alunos que fazem parte de grupos de risco da covid-19 poderão continuar no ensino remoto. Mas, para isso, é preciso apresentar atestado médico na escola. Para esses alunos, o ensino remoto será mantido até o dia 20 de dezembro deste ano. 

A Secretaria ressalta ainda que as medidas de segurança contra a covid-19 estão mantidas. Desse modo, as escolas devem obedecer o protocolo. O uso de máscara segue sendo obrigatório nas unidades escolares, bem como o uso do álcool em gel.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEA divulga o vestibular e o SIS 2021 com a oferta de mais de 4 mil vagas.