Dicas - Concursos Públicos

Metrópole e Megalópole: vai cair na sua prova!

Metrópole e Megalópole: tudo aquilo que você precisa saber

Metrópole e Megalópole são dois importantes conceitos que, apesar de parecidos, são muito diferentes. Além disso, os dois termos aparecem com grande frequência nas principais provas do país, especialmente no ENEM e nos vestibulares, em questões de geografia.

O que é uma Metrópole?

A metrópole é uma cidade de grande desenvolvimento urbano que organiza possui um importante papel centralizador e que exerce considerável influência nas cidades que a cercam. A Metrópole pode se tornar um grande centro urbano quando ela se conecta a demais cidades satélites (muito próximas a ela) por meio do fenômeno da conurbação. Esse fenômeno ocorre com o surgimento de uma extensa área urbana formada por cidades e vilarejos que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, formando um grande conjunto em que praticamente não existem limites de fronteiras.

O termo metrópole também pode aparecer relacionado a uma cidade que, por algum motivo exerce influência cultural, social ou econômica sobre as demais cidades da região.

No Brasil, existem 36 regiões metropolitanas. Delas, a maior é São Paulo, que, quando em associação com cidades próximas, é chamada de Grande São Paulo. A população total dessa região metropolitana seria de 20 milhões de habitantes. Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife são também importantes regiões metropolitanas do país.

Metrópole: Classificação

As metrópoles podem, ainda, organizadas em vários níveis de acordo com  a complexidade das ligações e da rede com a qual a cidade está se relacionando. Além disso, o nível de desenvolvimento tecnológico e industrial também é levado em consideração para a divisão das cidades em tipos de metrópoles.

Existem três tipos principais: as metrópoles globais, as metrópoles nacionais e as metrópoles regionais. Vamos ver, a seguir, cada uma delas.

Recebem o nome de metrópoles globais as cidades que exercem considerável influência sobre não somente sobre o território nacional, mas também sobre zonas internacionais. Algumas delas são, até mesmo, capazes de se interligarem economicamente ao mundo inteiro, como é o caso de Nova York.

No Brasil, existem somente duas cidades globais: São Paulo e Rio de Janeiro.

As metrópoles nacionais são aquelas que exercem uma grande influência política, econômica e social sobre sobre os territórios nacionais. No Brasil, as metrópoles nacionais são Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, Brasília e Fortaleza.

As metrópoles regionais, por sua vez, são aquelas cidades que exercem importante influência sobre uma parte do país, tornando-se centros de referência em um nível local. Essas cidades podem também realizar a intermediação do fluxo de transportes e capitais entre cidades médias/ pequenas e os grandes centros urbanos. No Brasil, existem quatro metrópoles regionais. São elas: Manaus, Campinas, Belém e Goiânia.

O que é uma Megalópole?

Classifica-se como megalópole as grandes zonas urbanas, que são densamente povoadas, urbanizadas. Essas formações são constituídas pelo conjunto de grandes metrópoles e outras cidades que estão interligadas entre si. Além disso, uma megalópole apresenta também uma rede de grande interação de serviços, normalmente de boa qualidade ou, ao menos, que obedecem a uma grande demanda, como transporte e mercadorias. Nos dias atuais, as megalópoles concentram os principais centros tecnológicos e polos econômicos do mundo.

É válido ressaltar que o termo foi criado no ano de 1960 pelo geógrafo Jean Gottmann para classificar a região dos Estados Unidos que envolve as cidades de Boston, Washington e Nova York.

No Brasil, existe somente uma megalópole, chamada de “Megalópole Rio-São Paulo”. Ela envolve uma grande área: da Grande São Paulo a Grande Rio de Janeiro, passando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. A área é densamente urbanizada, industrializada e povoada. Grandes partes das riquezas do país também se encontram nessa Megalópole.