Atualmente, existem diversos métodos de estudo. Cada um deles foi pensado para um tipo específico de estudante, que tem certo tempo disponível para estudo ou que se adapta melhor a certos cronogramas.
Para que o seu estudo seja efetivo, é essencial que você escolha um método ou que use mais de um método ao mesmo tempo.
O artigo de hoje vai mostrar alguns dos principais métodos e que têm eficácia comprovada.
Esqueça resumos e fichamentos. O método de estudos por Mapa Mentais têm sido amplamente utilizados por estudos, principalmente por aqueles que estudam para concursos ou vestibulares.
Isso porque, o mapa mental tem como objetivo te ajudar a relacionar diversos conceitos e ideias de uma maneira mais simples.
Funciona assim: você escolhe uma palavra-chave do tema que está estudando e a coloca no meio de uma folha de papel. A partir disso, você pode ir desenhando diversas setas que relacionam ideias daquele mesmo tema.
O Método Pomodoro é ideal para aqueles estudantes que tendem a se dispersar e perder o foco quando tentam estudar por muitas horas seguidas.
O método consiste em separar 25 minutos de estudo e, depois disso, 5 minutos de descanso. Você pode repetir essa sequência quantas vezes quiser.
Algumas pessoas preferem passar um dia inteiro ou uma semana estudando um tópico específico. Por exemplo, estudam somente Primeiro Reinado durante um dia.
Porém, isso pode se tornar bem cansativo ao longo do tempo. O método de intercalar matérias visa evitar o seu cansaço e a monotonia. Ele é bem simples: intercale disciplinas, ou seja, estudo várias disciplinas/tópicos por curtos períodos de tempo.
Exemplo: em um dia, você pode estudar 1 hora de história do Brasil, 1 hora de matemática e 1 hora de geografia geral.
Gostou de algum dos métodos? Tente colocá-los em prática!