O conceito metaverso tem crescido de maneira exponencial, de acordo com uma pesquisa recente sobre essa tecnologia, quase 2 bilhões de dólares foram gastos em transações relacionadas a terrenos virtuais no último ano.
A compra de terrenos tem sido uma grande aposta dentro do metaverso. Contudo, o metaverso anda a passos lentos quando pensamos em um único espaço online no qual as pessoas possam, de fato, lidar com a realidade virtual de maneira rotineira, considerando a socialização, trabalho e estudo. Embora, essa já seja uma realidade, o metaverso ainda precisa de muito investimento para se popularizar.
A pesquisa recente revela que alguns compradores de terrenos dentro do metaverso citaram que a compra foi realizada para expor o próprio trabalho; já que o metaverso permite a realização de eventos. Por isso, artistas e outros profissionais estão utilizando o metaverso como uma forma de “cartão de visita”.
Galerias de arte estão sendo montadas dentro do metaverso. No entanto, não apenas para a observação essa realidade virtual está sendo utilizada, ela também é um campo importante para a compra e venda de obras, através da utilização de criptomoedas. O metaverso permite que o comprador de um terreno conheça os bairros e visite outros lotes, sendo uma verdadeira imersão em um grande negócio.
Alguns especialistas defendem que são muitas as realidades virtuais, por isso, o metaverso não pode ser definido como apenas uma opção, já que o correto seria a denominação metaversos, assim mesmo, no plural.
Conforme recente pesquisa realizada pela empresa DappRadar, as transações em criptomoedas no ano passado ultrapassaram 1,93 bilhão de dólares, sendo que 22 milhões de dólares foram gastos em lotes de terra dentro do universo virtual.
A pesquisadora informa que é possível esse tipo de análise, uma vez que a criptomoeda Ethereum, assim como outras, permite que as transações fiquem registradas e sejam publicadas em uma blockchain pública.
O metaverso permite diferentes interações. No entanto, a compra de terrenos também é permitida no estilo de desenho animado. O universo virtual Decentraland lançado em 2020 faz bastante sucesso dentro dessa dinâmica.
Uma vez que grandes empresas estão construindo as suas lojas dentro dessa nova realidade virtual. Assim sendo, a compra e venda de terrenos possui muitas finalidades, já que renomadas marcas querem se estabelecer dentro do mercado imersivo no momento atual. Certamente, o metaverso ainda tem muito a oferecer ao mundo, portanto, trata-se de uma inovação disruptiva.