Quem é concurseiro sabe o quanto as metas para o Ano Novo podem fazer a diferença na hora de organizar a rotina de estudos. Com elas é possível pensar em estratégias e passos que serão dados rumo aos objetivos maiores, de alcançar bons resultados com os estudos e aprendizagens. Porém, como podemos começar a fazer esse tipo de meta? Você saberia dizer quais são as suas metas? Vamos refletir juntos!
Concurseiro, quando você pensa nas suas metas para o Ano Novo, o que vem à mente? Você sabe dizer quais são os seus maiores objetivos neste momento?
Sabemos que nem sempre é fácil fazer um bom planejamento para o novo ano. Porém, ele pode nos ajudar a ter um direcionamento mais claro do que deve ser feito todos os meses, a fim de atingirmos determinados resultados. A seguir, descrevemos algumas ações que podem ser colocadas em prática:
Antes de pensar nas suas metas para o Ano Novo, considere analisar como foi o seu ano de 2022. O que você atingiu com seus estudos? Você chegou a participar de algum concurso? Ou permaneceu esse tempo todo estudando e se preparando?
Avaliar como você se saiu nos últimos meses é um bom caminho para estabelecer metas mais assertivas para o próximo ano. Afinal, se você sabe que se dedicou menos do que deveria em um estudo, poderá colocá-lo como prioridade para o ano que vem.
O que você acredita que funcionou bastante, durante os estudos, e o que pode ter atrapalhado os seus resultados? Esse tipo de autoanálise também pode ajudar na hora de estabelecer metas para o Ano Novo.
Pare e reflita sobre todos os estudos e métodos que você colocou em prática, concurseiro. Avalie quais ferramentas ajudaram você a absorver melhor o conteúdo e tente mentalizar quais outras atividades não foram tão proveitosas.
Certamente as positivas podem seguir ao seu lado, no seu plano para 2023, enquanto as outras são deixadas de lado.
Durante a sua análise, possivelmente você perceberá que algumas áreas de sua rotina necessitam de mudanças positivas. É o caso de pensar em um cronograma de estudos mais estruturado, ou de encontrar novas formas de praticar o que você lê.
Saiba analisar quais são essas mudanças que precisam ocorrer e coloque-as como metas para o Ano Novo.
Por fim, lembre-se de que as metas para o Ano Novo precisam ser de acordo com os seus limites pessoais. Por exemplo, colocar como meta o desejo de ler 300 livros é algo surreal, concorda? Agora, 50 pode ser mais cabível em um ano.
Cabe a você avaliar o que realmente pode ser encaixado na sua rotina, respeitando os seus limites.
Boa sorte no seu próximo ano de estudos e aprendizagens!