Empreendedorismo

Metas eficientes para sua empresa

Estabelecer metas eficientes para sua empresa é uma das grandes prioridades para os empreendedores de sucesso, afinal as metas se direcionam para o alcance dos objetivos do negócio. Assim, hoje, nós vamos indicar como fazer este estabelecimento de metas de maneira eficiente.

Aprenda metas eficientes para sua empresa — Reprodução Canva

Metas são traçadas para serem atingidas a curto, médio e a longo prazo. Porém, muitos empreendedores acham desnecessário este realizar esse passo e vivem no balanço da economia. Esta atitude é muito perigosa, pois não prevê o crescimento da empresa.

O que é uma meta?

Meta, de acordo com o dicionário, significa: um alvo, uma mira ou um destino. E, dessa forma, ao traçar metas, você direciona ações para atingir os seus objetivos. Ou seja: as metas traçadas!

Sendo assim, se você quiser chegar a algum lugar enquanto empreendedor, é preciso estabelecer metas para a empresa. Este lugar pode ser o de atingir resultados positivos na lucratividade e, assim, ter maior destaque no mercado em que atua.

Com as metas estabelecidas, é possível determinar objetivos para atingir cada fase, pois, fazendo isso, irá favorecer o envolvimento dos colaboradores para alcançar os resultados esperados.

Mas, não esqueça: as metas que estamos falando são as organizacionais, que vão muito além das metas de vendas, por exemplo. Elas precisam ser realistas e desafiadoras ao mesmo tempo, além de possuir clareza e ser de fácil entendimento para os colaboradores.

Como estabelecer metas eficientes para sua empresa?

Para estabelecer metas eficientes para a sua empresa, estamos dando algumas sugestões na sequência do texto:

Tenha clareza sobre onde a empresa quer chegar

Saber onde quer chegar é primordial para o estabelecimento das metas da empresa. Primeiramente você precisa ter consciência do atual momento que o negócio está inserido e estabelecer aonde quer chegar num futuro não muito distante.

Assim, ao ter, de fato, essa clareza, fica mais fácil para desenvolver um bom planejamento estratégico, possuindo metas bem estabelecidas. Avalie os recursos que estão disponíveis, as necessidades de inovações, seja em ferramentas ou profissionais, as limitações existentes e perceba quais são os potenciais existentes em seus funcionários.

Faça uso da metodologia SMART

A metodologia SMART é uma das formas mais eficientes para definir metas organizacionais e atingir os objetivos de maneira astuta. Assim, é preciso entender o significado de cada letra da metodologia:

  • S – Specific (específica): a meta precisa ser específica para que todos os colaboradores saibam de fato do que se trata.

Para tanto, se pergunte: Qual o meu objetivo com esta meta? Quem irá ajudar para o seu alcance? Onde, como e por que a meta deve ser atingida?

  • M – Measurable (mensurável): é preciso estabelecer uma medida para poder acompanhar o desenrolar da meta, além de perceber o desempenho das ações para alcançar os objetivos.

Para tanto, se pergunte: qual o resultado que esta meta atingirá, e quanto tempo será necessário?

  • A – Attainable (atingível): a meta precisa ser realista, caso contrário, os colaboradores podem ficar frustrados.

Dessa forma, se pergunte: Essa meta é possível de atingir?

  • R – Relevant (relevante): verificar se as metas traçadas realmente chegam aos objetivos da empresa.

Sendo assim, se pergunte: esta meta é importante para atingir os resultados que determinamos?

  • T – Time based (temporal): estabeleça o tempo limite para que a meta seja atingida

Compartilhe as metas, os objetivos, as ações e os resultados obtidos com os seus colaboradores

Compartilhar os resultados com os colaboradores, motiva cada um deles a continuar atuando para que a empresa realize os seus objetivos traçados. Compartilhe todos os resultados, sejam eles positivos ou negativos.  

Quanto ao saldo positivo, é importante elogiar seu time de forma coletiva e, além disso, é fundamental agradecer a participação de todos no processo. Sobre os resultados negativos, também devem ser compartilhados, para que sejam traçadas novas ações, até que se tornem positivas.

Não esqueça: quando o colaborador participa das decisões, ele se compromete com os resultados.

A partir do momento em que algumas ações começaram a dar certo, passe para outras e assim por diante. Mas não esqueça de avaliar as razões pelas quais algumas atitudes não deram tão certo, ou nada certo, para alinhar novas ações que atinjam os objetivos.

Existem ferramentas possíveis de serem utilizadas para acompanhar todo o processo de realização das ações, controlar e determinar as próximas decisões a serem tomadas e desenvolvidas.

Por fim, agora que você já sabe como estabelecer metas eficientes para sua empresa, coloque em prática e faça o seu negócio crescer e lucrar bastante. Desejamos boa sorte e muito sucesso nesse caminho!