A Mesopotâmia agrupou algumas das civilizações mais importantes de toda a história. Dessa maneira, não é de se surpreender que muitos vestibulares abordem com grande frequência questões sobre diversos aspectos desse tema em suas perguntas de história geral.
Assim, para que você descubra como a Mesopotâmia é abordada nos vestibulares e, dessa maneira, possa se preparar melhor, o texto de hoje trouxe a análise de uma questão sobre o tópico
(UEM – 2013) O primeiro meio pelo qual o ser humano registrou sua própria existência foi a pedra – as pinturas rupestres mais antigas, encontradas em cavernas da Espanha, datam de cerca de quarenta mil anos atrás. Quando a escrita foi encontrada na Mesopotâmia, em 4.000 a.C., foi preciso um suporte que a tornasse portátil. A solução foram as tabuletas de argila, pranchas do tamanho de uma folha de papel, gravadas com argila ainda úmida, usando uma ponta afiada de madeira. Se as tabuletas se destinavam a uso definitivo, eram cozidas em fornos, como vasos de cerâmica – se não, eram apagadas. Um estilo de escrita desenvolvido foi chamado cuneiforme.
A partir dessas formas de registro, outras foram surgindo e a escrita tornou-se um meio para a transmissão de tradições, transformando-se num veículo de expressão e organização social. Com base na relação entre o surgimento da escrita e a aceleração do desenvolvimento das civilizações, é correto afirmar que:
A questão do vestibular da UEM (Universidade Estadual de Maringá) aborda um aspecto muito importante das civilizações mesopotâmicas: a escrita.
A alternativa correta é a A. Isso porque, a escrita possuiu um papel fundamental dentro da cultura de todas as civilizações nas quais ela esteve presente, tanto na Antiguidade Oriental como na Mesopotâmia e nas sociedades posteriores.
A alternativa B está equivocada porque a escrita não foi a responsável pelo surgimento do Estado. A alternativa C, por sua vez, está errada, uma vez que o conceito de civilização não depende do desenvolvimento ou não da escrita.
Por fim, a alternativa D está equivocada porque as civilizações que dominaram a escrita não podem ser consideradas superiores e também não dominaram outras civilizações somente devido a esse fator.