Empreendedorismo

Mercado pet em alta em 2023: veja opções de franquia para investir

Segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil tem a 2ª maior população de cães, gatos e aves do mundo. Por causa disso, o mercado pet é atraente.

Existem também cerca de 58,1 milhões de cães, 27,1 milhões de gatos, 41 milhões de pássaros, 20,8 milhões de peixes e outros 2,5 milhões de outras espécies de animais. Muito deles é domesticado. Dessa forma, o Brasil se torna o 3º maior país em termos de número total de animais de estimação.

O brasileiro acaba adotando seu animal de estimação como membro da família, tamanha a intensidade de seu amor por seus bichinhos. Portanto, eles destinam a essas criaturas o melhor cuidado possível, nutrição e outras formas de mimos que tanto merecem.

Opções de franquias para investir no mercado pet

Apresentamos na sequência algumas opções de franquias de pet, para investir em 2023:

VitalPet

A franquia foi criada em 2010 para atender a uma necessidade significativa na indústria de animais de estimação. Dessa forma, fornece serviços de tratamento e prevenção para a saúde dos animais de companhia.

A rede foca exclusivamente em seguros de saúde para animais de estimação e oferece cinco planos diferentes com diferentes graus de cobertura.

Aliás, os planos cobrem tudo: desde cuidados ambulatoriais de rotina até procedimentos cirúrgicos importantes. Como cuidados preventivos (como vacinas e exames laboratoriais), cuidados diagnósticos (como radiografias e ressonâncias magnéticas) e até mesmo cuidados estéticos (como cirurgia estética).

Ademais, os investidores podem escolher entre quatro modelos diferentes de franquia disponíveis através da VitalPet. Estes incluem preposto, home office, escritório e loja. Logo, para abrir um local requer um investimento entre R$ 25.000,00 e R$ 50.000,00.

O lucro médio mensal de uma franquia é de R$ 100.000,00, com previsão de retorno do investimento entre 24 e 36 meses. Enquanto, o lucro líquido é de 10% das vendas quando operando como loja ou escritório.

Cão Cidadão

A Cão Cidadão, empresa de pet care fundada pelo zootecnista e especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, é a maior franquia móvel de pet care da América Latina. Como as consultas são feitas na residência do cliente, o profissional não precisa de um local fixo para trabalhar. Logo, o que é uma grande vantagem.

Aqui estão mais alguns argumentos a favor de se tornar um franqueado:

  • Baixo investimento inicial;
  • Flexibilidade para definir seu próprio horário;
  • Preços competitivos e a alta demanda do mercado; e,
  • Metodologia comprovada cientificamente (Adestramento Inteligente®) são pontos fortes de venda.

Turma do Banho

A franquia foi criada com o objetivo de proporcionar ao pet o melhor banho e tosa possível. Assim, minimizando ao máximo o estresse do pequenino e reforçando os pilares da segurança do seu pet.

Possui equipamentos de última geração em todas as unidades para oferecer a certeza de que o animal de estimação está recebendo o melhor atendimento possível. Portanto, isso ajudou a Turma do Banho a se expandir pelo Brasil, onde agora atende clientes em vários estados e trata animais de estimação com o máximo cuidado e carinho.

Pesquisa do IBGE mostra que 60% dos donos de animais de estimação consideram seu animal de estimação um membro da família. Assim, a franquia realiza um esforço para tratar cada membro de sua família com a dignidade que eles merecem.

Docg

Por fim, a franquia Docg busca inovação e entrega soluções abrangentes, desde o conceito inicial até a entrega ao cliente.

São profissionais quando o assunto é cosmética veterinária e alimentação saudável para animais de estimação. Consequentemente, espera dar ao pet, o melhor banho de todos e muitos mais anos com a maior qualidade de vida possível.

Para isso, trabalha com dois modelos diferentes de franquia: a franquia de varejo tradicional, que tem como foco proporcionar uma experiência inesquecível tanto para os pets quanto para seus donos.

Assim como trabalha com a franquia de varejo e distribuição, que além de oferecer a experiência Docg em um showroom da marca, distribui os produtos da empresa. Além disso, oferece treinamento para outras lojas de animais em sua área de atuação.

As lojas, chamadas de “PDX” (“ponto de experiência”), são projetadas para oferecer aos clientes uma experiência de compra única e memorável. Para isso, proporciona um ambiente estéril, livre de odores persistentes ou ruídos que distraem, bem como um ambiente de tosa e banho aberto.

Em resumo, conta com abordagem completamente diferente para tratar animais de estimação e seus donos e uma série de outras características que diferenciam a franquia no mercado pet.