Empreendedorismo

Mercado de Nicho e Mercado de Massa – Diferenças

A análise de mercado requer que o empreendedor conheça as diferenças entre o mercado de nicho e o mercado de massa. Saiba mais!

A diferença entre mercado de nicho e mercado de massa

Há muitas diferenças entre a atuação no mercado de nicho e no mercado de massa. Entretanto, muitos empreendedores não conhecem tais diferenças, e essas são fundamentais na análise do mercado.

Para um pequeno negócio aumentar as suas chances de sucesso na internet, é importante que escolha um nicho de mercado. Ao passo que há mais vantagens em focar suas operações do que entrar num mercado de massa.

Assim sendo, é mais fácil entregar valor optando por um nicho do que lidar com muitas movimentações diferentes no mercado.

Fator concorrência

A concorrência no mercado de massa é alta, ao passo que já vem fortalecida e estabelecida. Por isso, dentro do mercado de massa é natural que o empresário atue em vários segmentos. Sendo assim, uma empresa atuante num mercado de massa defende várias áreas ao mesmo tempo.

O mercado de nicho é um mercado especializado e pequeno, por isso tem baixa complexidade e menor concorrência.  Por isso é ideal para iniciar um empreendimento.

Guerra de preços

A guerra de preços é alta no mercado de massa, haja vista o monitoramento constante da concorrência, bem como a briga por novos clientes. Assim sendo, os preços baixos são iscas de marketing.

Já em um mercado de nicho não existe o foco em competição através dos preços. Uma vez que para uma empresa de nicho é impossível fazer uso das mesmas estratégias de massa, por conta do volume de vendas e diversificação dos produtos das empresas maiores.

Lucratividade e volume de vendas

A margem de lucro do mercado de massa é oriunda do volume de vendas, não exatamente de cada produto. Assim sendo, a estratégia das grandes empresas é ter vários produtos em várias categorias, ao passo que sua lucratividade venha de sua volumetria de vendas.

Dentro do mercado de nicho, ainda que haja uma variedade de produtos ou serviços, essa variedade é direcionada para as necessidades do cliente, através de informações do público. Certamente que a chance de um empreendedor de nicho oferecer uma exclusividade é maior, ao passo que a sua lucratividade é oriunda desse foco.

No mercado de nicho as vendas são lucrativas por conta sua margem de lucro ser maior por produto, e não exatamente por sua volumetria, como ocorre no mercado de massa.