Empreendedorismo

Mercado de franquias fatura bilhões em 2022, veja os motivos da lucratividade

De acordo com a última previsão divulgada no dia 9 de fevereiro de 2023, pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado brasileiro de franquias faturou mais de R$ 211 bilhões em 2022, representando um crescimento de 14,3% em relação a 2017. O aumento de 13,2% em relação ao mesmo período anterior à pandemia mostra que os efeitos foram superados.

Como ocorreu o crescimento do mercado de franquias?

Além disso, houve oito trimestres consecutivos de crescimento desde o pico da pandemia. Por conseguinte, a indústria brasileira de franquias registrou uma taxa de crescimento trimestral de 12,6% entre o quarto trimestre de 2021 e o quarto trimestre de 2022.

Nos últimos três meses do ano, o lucro alcançou R$ 63,8 bilhões. É a melhor exibição dos últimos três anos.

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, o mercado de franquias chegou a um marco importante. A receita do negócio de franquias supera R$ 210 bilhões pela primeira vez. A equipe presencia uma forte tendência de recuperação ao longo do ano.

Crescimento ainda mais expressivo no número de unidades, redes de franquias e contratações diretas foi registrado no setor em 2022, comprovando o bom desempenho do setor naquele ano.

Em termos de unidades vendidas, o mercado de franquias cresceu 7,8% em 2022, atingindo mais de 184.300.

As franquias também adicionaram mais empregos em 2022, de 1,41 milhão para 1,58 milhão. Em média, um local de franquia cria 9 empregos em tempo integral.

A receita aumentou de 9,5% a 12% até 2023, segundo as projeções da ABF.

Mercado de franquias fatura bilhões em 2022-Reprodução Canva

Quais setores de franquias tiveram maior crescimento?

Todas as franqueadoras apresentaram expansão em 2022. Os seguintes estão entre os principais: Hotelaria e Turismo (24,5%) e Saúde, Beleza e Bem-estar (21,5%) e Alimentação — Food service (21,5%).

Apresenta-se na sequência o crescimento de cada segmento de franquia existente no mercado, considerando a variação do 4º trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021, além do crescimento de unidades franqueadas:

  • Alimentação: cresceu 10,40%, e ampliou em 2,10% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Alimentação — Food service: cresceu 21,50%, e ampliou em 11,20% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Casa e Construção: cresceu 7,40%, e ampliou em 10,70% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos: cresceu 8,60%, e ampliou em 0,60% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Entretenimento e lazer: cresceu 11,90%, e reduziu em 1,30% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Hotelaria e Turismo: cresceu 24,50%, e reduziu em 3,80% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Limpeza e Conservação: cresceu 12,10%, e ampliou em 24,20% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Moda: cresceu 7,10%, e ampliou em 8,20% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Saúde, Beleza e Bem-estar: cresceu 21,50%, e ampliou em 5,60% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Serviços automotivos: cresceu 5,10%, e reduziu em 4,80% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Serviços e outros negócios: cresceu 8,20%, e ampliou em 13,10% o crescimento em unidades franqueadas;
  • Serviços educacionais: cresceu 13,20%, e ampliou em 1,10% o crescimento em unidades franqueadas;

No geral, a média de crescimento nos setores de franquias totaliza 14,30%, e em média, houve um crescimento de 7,80% em unidades franqueadas.

Quais foram os motivos da lucratividade?

Este desempenho pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo:

  • O aumento sustentado do varejo e da atividade física ao longo do período;
  • A recuperação da taxa de emprego;
  • O progresso da digitalização e outros canais de venda (especialmente delivery);
  • Os lucros obtidos comas lições da pandemia.
  • O surgimento de novos modelos de negócios, principalmente os virtuais e domiciliares;
  • A rápida expansão das micro franquias;
  • A adoção da franchising por marcas antes associadas a diferentes mercados.

Inúmeros hábitos antes suspensos, como viagens e eventos de grande porte, foram retomados em 2022. No entanto, é importante ressaltar que, segundo o presidente da ABF, detiveram-se as lições da pandemia para fortalecer as operações internas em termos de eficiência e gestão. Simultaneamente, houve uma expansão das capacidades e canais de vendas digitais, nos quais as franquias continuam a desempenhar um papel significativo. Dessa forma, as franquias puderam se adaptar às mudanças impostas pelo cenário pandêmico e continuar a crescer e prosperar no mercado.

Assim, após uma curva de recuperação acelerada, o mercado de franquias está novamente em trajetória ascendente.

Por fim, constatou-se que o mercado de franquias está em plena ascensão, e a tendência é pela continuidade deste processo. A alta lucratividade das franquias é o modelo de sucesso.