De acordo com a última previsão divulgada no dia 9 de fevereiro de 2023, pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado brasileiro de franquias faturou mais de R$ 211 bilhões em 2022, representando um crescimento de 14,3% em relação a 2017. O aumento de 13,2% em relação ao mesmo período anterior à pandemia mostra que os efeitos foram superados.
Além disso, houve oito trimestres consecutivos de crescimento desde o pico da pandemia. Por conseguinte, a indústria brasileira de franquias registrou uma taxa de crescimento trimestral de 12,6% entre o quarto trimestre de 2021 e o quarto trimestre de 2022.
Nos últimos três meses do ano, o lucro alcançou R$ 63,8 bilhões. É a melhor exibição dos últimos três anos.
De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, o mercado de franquias chegou a um marco importante. A receita do negócio de franquias supera R$ 210 bilhões pela primeira vez. A equipe presencia uma forte tendência de recuperação ao longo do ano.
Crescimento ainda mais expressivo no número de unidades, redes de franquias e contratações diretas foi registrado no setor em 2022, comprovando o bom desempenho do setor naquele ano.
Em termos de unidades vendidas, o mercado de franquias cresceu 7,8% em 2022, atingindo mais de 184.300.
As franquias também adicionaram mais empregos em 2022, de 1,41 milhão para 1,58 milhão. Em média, um local de franquia cria 9 empregos em tempo integral.
A receita aumentou de 9,5% a 12% até 2023, segundo as projeções da ABF.
Todas as franqueadoras apresentaram expansão em 2022. Os seguintes estão entre os principais: Hotelaria e Turismo (24,5%) e Saúde, Beleza e Bem-estar (21,5%) e Alimentação — Food service (21,5%).
Apresenta-se na sequência o crescimento de cada segmento de franquia existente no mercado, considerando a variação do 4º trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021, além do crescimento de unidades franqueadas:
No geral, a média de crescimento nos setores de franquias totaliza 14,30%, e em média, houve um crescimento de 7,80% em unidades franqueadas.
Este desempenho pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo:
Inúmeros hábitos antes suspensos, como viagens e eventos de grande porte, foram retomados em 2022. No entanto, é importante ressaltar que, segundo o presidente da ABF, detiveram-se as lições da pandemia para fortalecer as operações internas em termos de eficiência e gestão. Simultaneamente, houve uma expansão das capacidades e canais de vendas digitais, nos quais as franquias continuam a desempenhar um papel significativo. Dessa forma, as franquias puderam se adaptar às mudanças impostas pelo cenário pandêmico e continuar a crescer e prosperar no mercado.
Assim, após uma curva de recuperação acelerada, o mercado de franquias está novamente em trajetória ascendente.
Por fim, constatou-se que o mercado de franquias está em plena ascensão, e a tendência é pela continuidade deste processo. A alta lucratividade das franquias é o modelo de sucesso.