Você já parou para pensar nos motivos pelos quais nós mentimos para nós mesmos? Já analisou situações nas quais você mentiu para si, mas só se deu conta depois de um tempo?
Neste conteúdo, reunimos algumas reflexões que partem dessas dúvidas. Esperamos lhe ajudar a pensar sobre o assunto sem culpas ou amarras. Acompanhe e confira.
Os motivos pelos quais mentimos para nós mesmos são diversos. Inclusive, cada indivíduo pode listar os seus próprios motivos.
De todo modo, existem semelhanças entre uma pessoa e outra. Em alguns casos, mentimos para nos sentirmos mais seguros. Em outros, mentimos para não termos que lidar com a dor da culpa, e por aí vai.
Abaixo listamos alguns desses motivos, com o intuito de ajudar você na sua autoanálise. Não queira, neste momento, ter todas as respostas, mas sim, mergulhe em si mesmo, em uma viagem de autoconhecimento. Vamos lá?
O medo de enxergar a realidade é um dos principais motivos pelos quais mentimos para nós mesmos. Muitas vezes, a realidade pode ser bastante dolorosa e difícil, e nossa mente busca minimizar essa perspectiva, como uma alternativa para nos sentirmos mais confortáveis.
Porém, isso não quer dizer que a verdade nunca virá à tona. Pior do que isso, ela pode vir com mais força, mais tarde, quando somada a outra mentira que contamos a nós mesmos.
Portanto, fique de olho na sua maneira de enxergar as frustrações e momentos difíceis: será que você tem negado a realidade?
A fuga das responsabilidades caminha lado a lado com a negação da realidade. Uma pessoa que tende a fugir das suas responsabilidades tem o costume de mentir para si. Ela acredita que não está sendo irresponsável, mas sim, que as circunstâncias da vida é que são as culpadas por ela não concluir algo no prazo, por exemplo.
Sendo assim, comece a observar mais a sua vida cotidiana. Quando você deixa de fazer algo importante, você costuma culpar terceiros ou assume a sua responsabilidade?
A autossabotagem também entra em cena quando pensamos nos motivos pelos quais mentimos para nós mesmos. Nós somos uma máquina de autossabotagem, quando não prestamos atenção nisso.
Primeiro porque sempre queremos culpar o externo, sem assumir nossas responsabilidades e sem tomar decisões importantes. Segundo porque a vida fica mais fácil quando sabotamos o caminho e temos desculpas para estar onde estamos.
Portanto, pense sobre a sua rotina e analise até que ponto você tem mentido para si e se sabotado.
Muitas vezes, mentimos para nós mesmos como uma forma de nos protegermos de um pensamento ou lembrança dolorosa. Queremos fugir de algo mal-resolvido no passado, e nos escondemos atrás de uma mentira. Em alguns casos, essa mentira é o que sustenta o bem-estar de uma pessoa, por isso não é tão simples “tirá-la”.
Na realidade, não existe uma resposta definitiva para essa pergunta. Tudo depende da circunstância, da nossa saúde mental, das pessoas envolvidas e das emoções que aparecem.
Dito de outra forma, a nossa maneira de enxergar a vida, muitas vezes, pode ser um motivo pelo qual mentimos para nós mesmos. Por isso, a psicoterapia e a autoanálise são tão importantes para quebrar essas “crenças”.
Para você, é possível não mentir para si mesmo? 😉