Algumas atitudes podem ajudar a melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho e assim criar um ambiente mais agradável para todos que ali circulam.
Como passamos muito tempo de nossos dias trabalhando, é importante que o espaço seja confortável e com menor chances de conflitos desnecessários, concorda?
Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a criar uma atmosfera mais positiva com relação as interações no espaço laboral. Acompanhe para se inspirar em nossas ideias.
A forma como nos portamos no dia a dia pode promover benefícios e malefícios para as nossas relações no trabalho. Por isso, antes de qualquer coisa, convidamos você para refletir acerca da sua forma de atuar frente aos seus colegas.
Como você tem agido na presença dos colegas? Quais posturas você vê que são positivas perante os outros? E as negativas? Avaliar a si mesmo, por essas perspectivas, pode ser um bom ponto de partida na hora de melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho.
Além dessa análise pessoal, considere alguns apontamentos:
Escutar ativamente é um gesto de respeito e consideração pelo outro. E quando respeitamos as outras pessoas, tendencialmente elas nos enxergarão positivamente, concorda?
Por conta disso, procure fortalecer essa postura de escutar ativamente, dando atenção ao que a pessoa está falando, e não ao preconceito que você tem sobre determinado assunto.
Antes de falar alguma coisa, procure estimular a empatia em você. Como você gostaria de receber tal informação ou feedback?
Esse exercício pode ajudar a melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho, uma vez que melhora a forma como “colocamos para fora” as nossas ideias.
Entender quem é o nosso interlocutor é imprescindível dentro das relações sociais. Isso porque cada situação exige uma postura e uma linguagem diferente. Fique atento a isso para não errar no uso das palavras ou do tom de voz.
Ser uma pessoa prestativa também pode ajudar a melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho. Afinal, quem é que gosta de um colega de trabalho preguiçoso?
As fofocas, além de serem prejudiciais para a vítima, também mancham a imagem profissional de quem as profere. Sendo assim, evite-as e também evite fazer parte de panelinhas e grupos muito segmentados, que podem atrapalhar na hora de contatar pessoas com pensamentos diferentes.
Sem dúvidas, a educação, o respeito e a gentileza são valores que não podem faltar na hora de melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho. Por isso, sempre cumprimente os seus colegas, mostre gentileza em momentos diversos, seja uma pessoa educada, e assim por diante.
Dessa forma, a sua imagem poderá ser mais positiva diante dos outros, o que proporciona uma visão mais interessante da sua imagem profissional. Pense nisso!