Para melhorar o clima organizacional da minha empresa, eu preciso me aproximar dela, correto?
Sem esse tipo de proximidade, torna-se inviável reconhecer os gaps e motivos pelos quais algumas áreas e equipes podem estar defasadas e com menor produtividade.
Porém, fique tranquilo! Embora a melhora no clima pareça algo muito difícil, com algumas estratégias é possível iniciar a busca pelo desenvolvimento adequado da corporação. E, a seguir, tratamos de algumas dessas estratégias. Confira.
Essa dúvida, certamente, é bem recorrente na vida de muitas pessoas. Afinal, lidar com equipes e com uma corporação não é algo super simples ou que pode ser solucionado em um passe de mágica. Como estamos lidando com pessoas e subjetividades, podemos sim ter algumas dificuldades.
No entanto, algumas alternativas podem começar a ser postas em prática. Vamos pensar sobre elas?
Fazer pesquisas de clima organizacional pode ser um bom ponto de partida. Afinal, quem melhor do que a sua própria equipe para apontar quais são os fatores positivos e negativos do espaço?
Obviamente, você não precisa encher a sua equipe de questionários e testes. Na realidade, reuniões, feedbacks e conversas com cada colaborador e com o conjunto pode ser um bom caminho para “pescar” os sinais dos gaps.
As metas que você tem passado para os seus colaboradores são reais ou muito acima da média? Fique atento a isso. Às vezes, nos perguntamos “como melhorar o clima organizacional da minha empresa” e nem percebemos que nós mesmos é quem podemos estar “minando” o desenvolvimento da equipe.
Por isso, analise as metas e os objetivos que foram traçados para todos. Depois, verifique o que realmente é atingível e o que pode estar sobrecarregando o time.
Outro ponto relevante é a forma como você tem delegado atividades aos seus colaboradores. Às vezes, podemos cometer o equívoco de delegar algo que está longe da realidade daquele colaborador, sobrecarregando-o. Sendo assim, conheça cada membro da sua equipe, instrua o que precisar de instrução e ofereça atividades alinhadas às habilidades de cada um, na medida do possível.
O desenvolvimento da liderança também é indispensável. Sem esse desenvolvimento, poderemos estar diante de lideranças tóxicas e despreparadas. Portanto, sempre que possível, cadastre os seus líderes em programas de desenvolvimento profissional, visando auxiliá-los nesse crescimento.
Por fim, considere investir em ações para promover saúde no trabalho, visando oferecer aos seus colaboradores algumas ações que incentivem a prática de exercícios, auxiliem nos cuidados com a saúde mental e informem cada um deles.
Dessa maneira, torna-se viável construir um espaço de trabalho que seja mais saudável e até mesmo acolhedor, impactando na produtividade de cada membro. Consequentemente, há impactos positivos no clima organizacional e a sua empresa pode se tornar um excelente local para trabalhar e crescer. Invista nessas ideias. 🙂