O que se sabe, é que a categoria MEI (Microempreendedor Individual) foi criada para regulamentar a função de empregados autônomos. Assim, é preciso realmente conhecer seus direitos se for MEI ou se estiver prestes a lançar um negócio. Por isso que hoje, nós informaremos se MEI tem direito ao FGTS.
A categoria MEI tem fundamentação legal, como maneira de formalizar pessoas que trabalham de maneira autônoma. Assim é possível identificar diversos direitos do MEI que são estabelecidos dentro da legislação.
Entre os principais direitos do MEI tem-se:
Os trabalhadores CLT têm direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), consequentemente, o MEI não tem direito a esse abono salarial. No entanto, se você já trabalhou como CLT antes e tem direito ao FGTS, está livre para retirar, com a condição de que não tenha sido demitido por justa causa.
Assim, ao ser MEI, você não está qualificado para receber o FGTS, a não ser que você tenha:
Lembre-se que todo microempreendedor com funcionário precisa realizar o recolhimento mensal do FGTS desse empregado, à razão de 8% do salário bruto. Para tanto, ele precisa realizar o preenchimento e enviar o Guia da Caixa Econômica Federal para Arrecadação de Impostos Federais Retidos na Fonte e Informações Previdenciárias.
A CLT e alguns autônomos fazem jus aos benefícios do FGTS. Com isso, os empregadores são responsáveis ??por garantir que os direitos de seus trabalhadores sejam refletidos no sistema. Aliás, esse benefício normalmente é aplicado na compra de uma casa ou apartamento.
Para ter direito aos benefícios da CLT, como folga remunerada, feriados remunerados e outros, você pode ser de forma concomitante, MEI, desde que os horários de trabalho não sejam coincidentes.
Mas o governo reconhece que se você é um Microempreendedor, você está ganhando dinheiro. Assim, em caso de cessação injustificada do contrato de trabalho, o direito ao Seguro Desemprego pode ser cassado.
Por isso, veja a lista de benefícios do INSS a que você tem direito no MEI.
Neste artigo, abordamos detalhadamente as regras e os benefícios aplicáveis ??aos que se identificam como microempreendedores. Assim como, o período de carência de cada benefício:
Resumindo então, existem algumas exceções à regra de que MEIs não podem receber o benefício de acordo com as regras do FGTS;
Apesar do MEI não ter direito ao FGTS, ele possui vários benefícios previdenciários, que valem a pena estar regularmente formalizado.