O medo de ser um péssimo funcionário pode aparecer em diversas fases de nossa vida profissional. Isso porque, como seres humanos, podemos nos sentir inseguros alguns momentos.
Porém, se esse medo for persistente, a ponto de atrapalhar a sua forma de atuar no mercado de trabalho, fique atento! Neste guia, você verá alguns fatores que contribuem para esse autoconceito equivocado. Acompanhe.
O medo de ser um péssimo funcionário está associado à forma como você se vê diante dos demais colegas. Normalmente, tem relação com o costume de se comparar e de se cobrar excessivamente.
A seguir, listamos essas e outras causas para esse tipo de visão pessoal:
Muitas vezes, o medo de ser um péssimo funcionário está associado a uma liderança ruim e tóxica. Isso porque o líder, ao invés de apoiar e direcionar, apenas cobra excessivamente, sem levar em conta os limites do colaborador.
Como consequência, essa pessoa pode se sentir extremamente pressionada, além de ter uma visão de que é incapaz de suprir as expectativas do chefe. Logo, acaba por se diminuir diante disso.
Se você tem o hábito de ficar se comparando com os seus colegas de trabalho, cuidado! Esse tipo de postura pode ser bastante injusta. Afinal, cada indivíduo tem a sua própria história de vida e o seu próprio desenvolvimento. Isso significa que ninguém merece e nem deve ser comparado, pois a comparação nunca é válida.
Ninguém vive a sua vida, os seus problemas, dores e medos. Só você pode saber quais são os seus limites, ultrapassando-os pouco a pouco, conforme você cresce.
Querer ser igual a um colega que teve outra trajetória e, quem sabe, privilégios, é algo que apenas provoca o medo de ser um péssimo funcionário, sem ter um fundamento para isso.
A falta de autoconhecimento também pode causar este medo de ser um péssimo funcionário. Sabe por quê? Porque você não consegue apontar, de fato, quais são os seus pontos fortes.
Logo, acaba por acreditar que não possui nenhum atributo válido, embora isso não necessariamente seja verdade.
O ideal é que você sempre esteja se escutando e se conhecendo. Assim, entenderá quais são as suas qualidades e perceberá que elas podem, sim, fazer com que você seja visto como um excelente colaborador.
Ao mesmo tempo em que o autoconhecimento pode melhorar a forma como você se enxerga, entender quais são as suas falhas pode fazer com que você sinta medo de ser um péssimo funcionário.
Claro que isso ocorre quando temos uma certa dificuldade para aceitar que somos falhos… Além disso, é bom você ter a consciência de que nunca é fácil aceitar uma falha – ninguém terá uma facilidade fenomenal nesse sentido.
No entanto, as falhas fazem parte da vida de qualquer pessoa. Entender isso pode diminuir aquela crítica excessiva que fazemos de nós mesmos.
Fuja daquela ideia de ser perfeito. A perfeição não existe e você precisa ter consciência disso. Caso contrário, poderá se colocar numa posição de autocobrança excessiva, que apenas prejudica o seu bem-estar.