A meditação ativa pode ser uma grande aliada na hora de construir uma rotina que seja mais saudável e equilibrada. Como ela ajuda a trazer a atenção para o presente, pode ser uma excelente alternativa para quem busca combater a ansiedade e o estresse cotidianos, por exemplo.
Neste texto, trouxemos algumas informações sobre a prática, com o intuito de ajudá-lo a compreendê-la e a implementá-la na rotina. Acompanhe e saiba mais!
A meditação ativa, como o próprio nome sugere, consiste na prática de meditação em momentos nos quais você está fazendo algo ativamente. Por exemplo, você pode estar limpando a sua casa enquanto medita, usando a técnica de mindfulness para focar no presente, nas sensações do momento, etc.
Esse tipo de meditação pode ser posta em prática em diferentes contextos, como na hora de fazer exercícios, ao passear ao ar livre, no momento em que você cuida das suas plantas no jardim, enfim! São muitas possibilidades interessantes.
Existem muitos benefícios que a prática de meditação ativa pode proporcionar para você no dia a dia. Veja só alguns dos efeitos que ela pode proporcionar:
Como a ideia é focar melhor em cada atividade que desempenhamos ao longo do dia, reduzindo os pensamentos sobre o passado e sobre o futuro, há chances de reduzirmos os níveis de estresse e ansiedade no dia a dia.
Durante a prática de alguma atividade, que pode ser uma faxina em casa ou até mesmo algum exercício físico ao ar livre, a meditação ativa pode ajudar você a ter uma maior consciência corporal, dando atenção às sensações, movimentos e ritmos do próprio corpo, conectando-se consigo mesmo com mais facilidade.
Quantas vezes nós vivemos momentos no piloto automático, sem darmos a devida atenção para o que está acontecendo à nossa volta? Pois é! Com a meditação ativa esse tipo de comportamento pode ser reduzido, fomentando a vivência de momentos mais intensos e marcantes – mesmo que sejam “pequenos”.
Ao dar mais atenção para cada detalhe, cada sensação e cada atividade executada, a meditação ativa também nos ajuda a melhorar a nossa capacidade de concentração e foco. Nós vamos treinando a nossa mente para conquistar a atenção plena nos mais diversos momentos do cotidiano.
Ter maior consciência do que está acontecendo no hoje, impedir que pensamentos ansiosos “comandem” a nossa rotina e viver cada momento de forma mais presente e intensa, são ações que ajudam a equilibrar as nossas emoções.
Por conta disso, praticar a meditação no modo ativo pode ser uma das formas de fortalecer a sua saúde mental, fomentando a criação de um cenário no qual o bem-estar se torna mais recorrente.
Comece a experimentar esse tipo de prática, dando mais atenção aos detalhes vividos em cada segundo, e perceba o quanto isso pode ser maravilhoso!