Mediar o relacionamento da equipe pode ser um grande desafio, especialmente quando o grupo de pessoas é relativamente grande. Afinal, cada indivíduo pensa de uma forma e possui as suas próprias singularidades, o que pode resultar em conflitos, discordâncias, etc.
Por isso, o líder precisa estar sempre próximo do grupo, auxiliando-o na construção de relacionamentos saudáveis.
Porém, por onde começar? Quais passos podem ajudar nessa empreitada? A seguir, descrevemos algumas considerações sobre o assunto. Acompanhe.
Cada relacionamento humano é único, e o líder precisa ter conhecimento disso para não tentar colocar em prática verdadeiras “receitas de bolo” na hora de mediar o relacionamento da equipe. Sendo assim, o primeiro passo é o de conhecer bem o time, buscando saber mais sobre cada membro, a fim de ter mais subsídios na hora de tomar boas decisões.
A seguir, apresentamos outras considerações que partem do pressuposto de conhecer cada membro do seu grupo. Vejamos:
Primeiramente, o líder precisa ter uma postura mais neutra e equilibrada, pois ele sempre será um espelho para o grupo. Sendo assim, evite comprar a briga dos integrantes do seu time. Dito de outro modo, não entre na discussão tentando provar o seu ponto de vista, pois pode acontecer de você ser apenas mais um no meio da briga.
Para mediar o relacionamento da equipe é preciso estimular o diálogo dentro do grupo. Apenas por meio do diálogo é que uma série de conflitos e contratempos podem começar a ser resolvidos. Caso contrário, cada um tentará provar o seu ponto de vista sem ouvir o do outro.
Sendo assim, estimule que cada um tenha um momento para falar e ajude ambos os lados a refletirem sobre o que o outro está falando. Aos poucos, a situação pode começar a melhorar, especialmente se você der a entender que ambos estão na mesma empresa e caminhando rumo aos mesmos objetivos, logo, dialogar e pensar em soluções mútuas é algo interessante.
Procure ser um exemplo antes de querer mediar o relacionamento da equipe. Isto é, seja uma pessoa empática, que respeita o ponto de vista alheio e que não cai no erro de aumentar o tom de voz quando alguém discorda de você. Assim, pouco a pouco você transparece qual a postura adequada para o ambiente de trabalho.
Sempre que possível, dê feedbacks para o seu time e apresente quais foram os comportamentos inadequados – e os esperados – em determinadas situações. Assim, é possível começar a “educar” a sua equipe.
Por fim, se houver discussões e conflitos intensos na empresa, procure auxiliar de forma imparcial. Isto é, ajude os envolvidos a se colocarem no lugar um do outro e jamais compre um lado da briga. Afinal, se a briga está acontecendo, ambos precisam de feedbacks e direcionamentos, concorda?
Pense nisso e auxilie a sua equipe frente aos desafios dos relacionamentos interpessoais no trabalho.