O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira, dia 13 de abril, uma plataforma virtual de aprendizado para formação continuada de docentes da rede federal de ensino de educação básica, técnica e tecnológica.
A plataforma intitulada PlaforEDU contará 280 cursos gratuitos de capacitação para professores da rede pública. Segundo a pasta, os cursos ofertados estarão distribuídos em trilhas do conhecimento.
Entre as trilhas figuram a iniciação ao serviço público e a área técnico-administrativa para formação de gestores e docentes, por exemplo. Além disso, haverá ainda trilha com foco em aposentadoria e encerramento da carreira.
De acordo com a secretária executiva substituta do MEC, Sylvia Gouveia, a capacitação dos profissionais da área é importante para a melhoria da qualidade da educação do país. Nesse sentido, ela afirmou:
“Se tem uma constatação que me parece inequívoca é aquela que aponta para importância dos programas de formação e capacitação profissional para o aprimoramento das políticas públicas educacionais e para a melhoria da qualidade da educação no Brasil”.
A plataforma virtual de formação para professores se insere no âmbito do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Plafor).
Criado em 2016, o Plafor tem como objetivo promover e fomentar ações de capacitação dos servidores da área da Educação. A principal meta é melhorar o ensino e a pesquisa na rede pública através da formação continuada. Acesse o Portal do MEC para saber mais sobre o Plafor.
Com informações da Agência Brasil.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UPE publicou as notas das 1ª e 2ª etapas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2022.