O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) encerram nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, o período de inscrição para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), com ingresso em 2024. As inscrições são totalmente gratuitas, dispensando pagamento de taxa de participação.
O PEC-G é um dos programas de mobilidade acadêmica mais antigo do Brasil. Em vigor desde 1965, o programa promove oportunidades para que estudantes estrangeiros façam um curso de graduação no Brasil de forma gratuita em instituições brasileiras de ensino superior. Desse modo, essa é uma oportunidades para estudantes estrangeiros com interesse em realizar um intercâmbio cultural no país.
Para participar do PEC-G 2024 os estudantes devem cumprir os pré-requisitos indicados no edital nº 5/2023. Conforme estabelecido no documento, para se inscrever o programa o estudante deve cumprir cumulativamente os seguintes pré-requisitos:
O edital estabelece ainda que é pré-requisito ter proficiência em Língua Portuguesa. Nesse sentido, o estudante interessado em cursar uma graduação gratuitamente no Brasil deve apresentar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).
O interessado deverá realizar o procedimento de inscrição junto a uma representação diplomática ou consular brasileira de um dos países participantes do programa, conforme listado no edital.
O programa conta com 69 países conveniados. A maior parte dos países são do continente africano, com a participação de 29 países. Em seguida aparecem os países da América Latina e Caribe (25). Mas participam também os países da Europa, da Ásia e da Oceania que são conveniados.
Ainda de acordo com o edital e com o anunciado pelo Governo Federal, estão sendo ofertadas mais de 6 (seis) mil vagas nesta edição do PEC-G. As oportunidades estão distribuídas entre 342 cursos de graduação de diversas áreas.
Ao todo, o programa conta com a participação 102 instituições de educação superior de todas as regiões do país. Os estudantes selecionados nessa edição iniciarão os cursos em 2024.
Ainda segundo indicado no edital, para fins de classificação dos inscritos, o MEC instituirá uma comissão de seleção. Essa comissão avaliará o perfil do candidato, tendo em vista os critérios estabelecido quanto a adequação do estudante ao programa.
Nesse sentido, a banca composta por servidores e docentes de instituições federais e de ensino fará uma análise do histórico escolar e demais documentos exigidos para a candidatura. Entre os critérios avaliados estão o nível de proficiência alcançado pelo estudante no Celpe-Bras e renda.
Segundo o cronograma, a divulgação da lista de aprovados no Processo Seletivo do PEC-G 2024 acontecerá a partir do dia 30 de outubro de 2023. A divulgação será realizada na página do MRE, havendo a possibilidade de divulgação de uma lista de espera.
Ainda de acordo com o cronograma, o resultado final será divulgado após o preenchimento das vagas porventura decorrentes de desistências e estará disponível a partir de 13 de novembro deste ano.
Acesse edital do PEC-G 2024 na íntegra para mais informações.
Leia também MEC libera resultado da lista de espera do PROUNI 2023/2; candidatos já podem consultar a lista de pré-selecionados.