O Ministério da Educação (MEC) encerra nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, o período de inscrição para o 1º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. Os interessados poderão realizar o cadastro até as 23h59 (horário de Brasília).
Conforme as orientações do edital, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma virtual, por meio do site do SiSU.
No momento do cadastro, o candidato pode escolher até duas opções de curso e deve indicar também através de qual modalidade deseja concorrer às vagas: ampla concorrência; reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas; ações afirmativas.
Os candidatos já inscritos podem alterar as opções de curso até o encerramento do período de inscrição.
Quem pode se inscrever no SiSU?
Tradicionalmente, a classificação do SiSU é feita a partir do desempenho dos participantes da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Desse modo, poderão se inscrever no SiSU 2023/1 somente os estudantes que tenham feito o Enem 2022.
É pré-requisito não ter zerado a nota da prova de redação. De acordo com as regras do programa, os estudantes que tenham feito o Enem na condição de “treineiros” não poderão realizar a inscrição no SiSU.
Conforme o cronograma, a publicação do resultado do SiSU 2023/1, que conta com uma chamada única, está prevista para o dia 28 de fevereiro.
Os candidatos que não forem convocados na chamada única poderão continuar na disputa por uma vaga através da Lista de Espera. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 28 de fevereiro a 8 de março. As chamadas da lista de espera são de exclusiva responsabilidade das instituições de ensino superior participantes.
Acesse o edital do SiSU 2023/1 na íntegra para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unespar encerra período de inscrição para Processo Seletivo de Vagas Remanescentes; saiba mais.