Nos dias atuais, completar o álbum de figurinhas da Copa do Mundo do Catar se transformou na nova mania nacional, por isso o Ministério da Educação (MEC) destaca uma inovação inclusiva.
Segundo recente divulgação oficial, para ninguém ficar de fora da festa do esporte, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Benjamin Constant (IBC), confeccionou uma versão do material adaptada em braile para atender ao público deficiente visual.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a estimativa é de que as unidades sejam distribuídas gratuitamente para três mil pessoas em mais de 20 países.
Os beneficiados pela iniciativa, realizada em parceria com os departamentos de ensino e técnico-especializado em braile e em tinta, são os assinantes da Revista Pontinhos, publicação idealizada pelo Instituto Benjamin Constant (IBC) e destinada exclusivamente para pessoas com deficiência visual, explica o Ministério da Educação (MEC).
Os contemplados já começaram a receber o álbum em casa, destaca a recente divulgação oficial. Os professores, os adaptadores, os revisores, os impressores, e os montadores do Instituto também participaram do processo de elaboração do álbum, informa o Ministério da Educação (MEC).
O preenchimento do álbum em braile ocorre com figurinhas não adaptadas, sendo necessário o apoio de um aplicativo – chamado Lookout – que faz a audiodescrição de detalhes e características dos desenhos com os jogadores participantes e símbolos que representam a edição 2022 da Copa do Mundo, explica o Ministério da Educação (MEC).
O vídeo-tutorial, disponível no canal do YouTube do Instituto Benjamin Constant, orienta pais e responsáveis a como ajudar crianças e jovens no processo de colagem. Segundo destaca o Ministério da Educação (MEC), no clima do hexacampeonato, a solenidade de apresentação da novidade para os estudantes, no fim do mês de setembro, contou com a participação de incentivadores da ideia e nomes relacionados ao esporte de maneira geral.
O Ministério da Educação (MEC) informa que, na ocasião, foi revelado ao público que a inspiração para fazer o projeto surgiu em 2018, quando um dos estudantes do Instituto Benjamin Constant (IBC), apaixonado por futebol, desenhava o seu próprio álbum.
Além disso, neste ano, a proposta ganhou forma com o pedido quase que diário dos educandos pela confecção de um material adaptado, explica o Ministério da Educação (MEC).