O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira, 27 de abril, o edital com as regras para a edição de 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) voltado a pessoas privadas de liberdade (PPL). De acordo com o edital, as provas serão aplicadas em outubro deste ano.
Devido à pandemia a covid-19, o Encceja para o público geral que estava previsto para acontecer no dia 25 de abril foi adiado. Desse modo, será feito no dia 29 de agosto.
Criado em 2002 com o objetivo de avaliar o conhecimento de jovens e adultos que voltaram a estudar em uma idade já avançada por não conseguirem se formar no tempo adequado. A participação no Encceja não é gratuita e não é obrigatória.
De acordo com o edital publicado hoje pelo MEC, poderão participar do exame apenas aqueles cujas unidades prisionais e socioeducativas realizarem a adesão, visto as instituições são responsáveis pela aplicação das provas. O período para a adesão das instituições vai do dia 24 de maio até o dia 4 de junho.
As inscrições dos interessados devem ser feitas entre os dias 7 e 18 de junho, por meio de endereço eletrônico do Inep, órgão responsável pelo exame.
Ainda de acordo com o edital, a aplicação das provas será feita em 13 de outubro para aqueles que desejam obter certificado do ensino fundamental. Já o exame para certificação do ensino médio está previsto para o dia 14 de outubro. De acordo com o MEC, para obter o certificado do ensino fundamental é preciso ter 15 anos completos na data da avaliação. Para a certificação do ensino médio, a idade exigida é de 18 anos completos.
Confira mais informações no edital do Encceja PPL.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia ainda Resolução do MEC confirma avaliação do Enade em 2021.