As notas da última edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) já foram divulgadas. Assim, muitos candidatos estão procurando oportunidades para usar a própria pontuação e conquistar uma vaga na universidade.
Uma das opções para os estudantes que fizeram o ENEM em 2023 é o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil. O Fies é um programa do Governo Federal que possui o objetivo de financiar o estudo e a formação de estudantes do curso superior.
Os candidatos que pretendem participar do Fies em 2024 devem ficar atentos aos anúncios publicados pelo MEC (Ministério da Educação) sobre o funcionamento da próxima edição do programa.
Para te ajudar a acompanhar as últimas notícias sobre o processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o funcionamento do Fies 2024. Vamos conferir!
Na última terça-feira (16), o ministro da Educação, Camilo Santana, comunicou em anúncio oficial que o MEC ainda não irá divulgar o edital do Fies 2024, como era esperado.
Segundo o ministro, o Fies está passando por mudanças, o que provocou o adiamento na publicação do edital da próxima edição do programa. Além disso, Camilo Santana afirmou que as mudanças devem ser consolidadas em breve, o que irá possibilitar a publicação do edital do Fies para as inscrições, que normalmente acontecem no mês de março.
Antes mesmo da publicação do edital, é recomendado que os estudantes interessados em participar do Fies entendam como o programa funciona.
O Fies é um programa de financiamento estudantil que permite que os estudantes financiem até 100% dos custos do curso de graduação em instituições privadas de ensino superior. O financiamento é concedido com juros menores do que aqueles praticados pelo mercado e acontece depois da análise da renda mensal familiar do estudante e do comprometimento dessa renda em relação aos pagamentos que devem ser efetuados.
Porém, devemos destacar que os candidatos devem atender aos requisitos do edital do Fies para participar do programa e concorrer às oportunidades de financiamento.
Como mencionamos, existem alguns requisitos que são estabelecidos pelo Fies. As regras para a edição de 2024 ainda não foram publicadas, mas podemos entender quem poderá participar do programa com base dos critérios da última edição (2023/2):
Além disso, é válido notar também que os estudantes que possuíram renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa não precisam de fiados e taxa de juros será zero para todos os estudantes.
O primeiro passo dos estudantes que querem participar do Fies é se inscrever no programa quando ele estiver aberto, segundo o cronograma oficial. Para participar, você precisará criar uma conta e acessar o Portal do FIES.
A segunda etapa é consultar o resultado de acordo com as datas de divulgação presentes no edital. Os resultados são divulgados no próprio site do Fies também no portal das instituições em que o candidato se inscreveu.
Se você foi aprovado na pré-seleção, o terceiro passo será complementar o seu cadastro e concluir o processo do Fies.
Como mencionamos, o cronograma da próxima edição do Fies ainda não foi divulgado, mas será publicado em breve pelo MEC.
O Fies proporciona ao estudante a possibilidade de estudar em uma instituição de ensino particular com financiamento garantido pelo Governo Federal.
Além disso, podemos citar como vantagens do Fies também as facilidades para a quitação do empréstimo, que ocorre apenas ao final do curso, e os juros baixos.