Alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem se inscrever para a Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil, realizada pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Educação; Turismo e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), de acordo com informações oficiais.
Os estudantes podem se inscrever diretamente, sem a necessidade de que a escola se inscreva, explica o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O prazo para inscrições vai até o dia 9 de outubro, de acordo com a recente divulgação oficial.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que em 2022 é celebrado o bicentenário da Independência do Brasil. Como parte das comemorações deste bicentenário, a Olimpíada é totalmente aberta e gratuita, destaca a divulgação oficial.
Através de provas instigantes, o objetivo é provocar uma reflexão não só sobre a importância da Independência em si, mas também sobre todos os seus desdobramentos num espectro mais amplo que o histórico, explica o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Assim, as questões da Olimpíada abrangem vários temas transversais: Literatura, Pintura, Matemática, História, Geografia, Geopolítica, Música, entre outras. De acordo com as informações oficiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Olimpíada do Bicentenário da Independência será dividida em duas categorias, sendo Senior e Junior.
A plataforma oficial explica que a categoria destinada a estudantes nascidos entre de 1o de janeiro de 2004, inclusive, e 31 de dezembro de 2007, inclusive, desde que não estejam matriculados em algum curso superior.
De acordo com a divulgação oficial, essa categoria é destinada a estudantes nascidos depois de 1º de janeiro de 2008, inclusive. As questões serão elaboradas para estudantes acima de 11 anos. Entretanto está facultado o direito, aos estudantes mais novos, de participar desta categoria.
Fase 1 – de 1 a 9 de outubro
A primeira fase será realizada de forma remota. Os inscritos poderão fazer a prova acessando a internet em computador, notebook, tablet ou celular.
Fase 2 – de 20 a 27 de outubro
A prova pode ser feita em casa, na escola, ou em qualquer lugar com acesso à internet. A segunda fase é uma prova objetiva (múltipla escolha) SEM consulta a livros e à internet.
Fase 3 – 9 de novembro
A terceira fase é uma prova com questões objetivas e só poderá ser realizada sob a supervisão de um ou mais professores oficialmente designados pela COOBINDEN. A terceira fase será realizada em uma data e local a serem definidos pela COOBINDEN, preferencialmente Bibliotecas Municipais. A COOBINDEN disponibilizará as respostas das questões no site, bem como os resultados.
Fase 4 – 1 de dezembro
O formato da quarta fase será definido pela COOBINDEN posteriormente, será informado em tempo hábil. A COOBINDEN proporcionará transporte e hospedagem aos participantes, bem como aos seus responsáveis, caso necessário.